Saúde promove ação em prevenção e combate a hipertensão e diabetes

0
630

Atividade marca passagem do Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial celebrado em 26 de abril

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem, dia 9 de abril, uma ação com servidores públicos municipais em combate a hipertensão e diabetes.

Segundo a titular da pasta, Maria Angélica Benetasso, a atividade teve como objetivo promover a saúde e prevenir as doenças e suas complicações. “A hipertensão é uma doença silenciosa. Nosso intuito é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos de prevenção como a ingestão de alimentos saudáveis, mudança de hábitos e a prática de atividades físicas regularmente”, comentou ela, destacando que a mobilização marca a passagem do Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial celebrado em 26 de abril.

Durante a atividade realizada em frente ao Paço Municipal, foram repassadas orientações diversas aos servidores sobre o tema além de oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia capilar.

Segundo a enfermeira Rosangela Farias Kawakita, no que se refere a pressão arterial, o ideal é 120 x 80 mmHg (12 por 8). “Valores acima já são considerados indícios de hipertensão e necessitam de uma reeducação alimentar, atividade física e acompanhamento médico”, explica.
Rosangela cita ainda que a glicemia capilar avalia o quantitativo de glicose no sangue. “Se o valor for acima de 100 mg/ dl é sinal de alteração”, ressalta a profissional de saúde, que lembra, no entanto, que o teste não é usado como diagnóstico para diabetes, é apenas uma referência”.
Na ação, um total de 33 pessoas foram atendidas, sendo que 10 apresentaram pressão arterial acima de 120x 80 mmHg; e 15 apresentaram glicemia capilar acima de 100 mg/dl. Todas as pessoas foram orientadas a realizar uma reeducação alimentar, praticar atividade física e acompanhamento médico.

Além dos exames, houve ainda a realização de ginástica laboral com os servidores executada pelo educador física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Júlio César Alves.

NOVAS AÇÕES
Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a mesma ação foi desenvolvida na sede da Secretaria Municipal de Saúde atendendo os profissionais da pasta, no período da manhã. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura também será atendida em data a ser agendada.

No dia 28 de abril, domingo, a partir das 8 horas (horário de Brasília), na praça Jan Antonin Bata (praça da Matriz), a Secretaria Municipal de Saúde estará oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia capilar durante a feira livre. É orientado a população que vá em jejum para a verificação da glicemia na data.

DOENÇA
A hipertensão popularmente conhecida como pressão alta é considerada uma doença silenciosa já que, muitas vezes, seus sintomas são confundidos com desconfortos corriqueiros. As manifestações mais comuns são dor de cabeça, cansaço e/ou tonturas.

As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu / Bianca Lima / AI PM BATAGUASSU