I Simpósio Autismo As peças se encaixam quando aprendemos e entendemos melhor

0
502

Foi realizado na manha de sábado (1) e domingo (2), no anfiteatro João Brilhante localizado na orla, o primeiro Simpósio abordando o tema Autismo. Diversos profissionais da área e apoiadores palestraram sobre o assunto.

O que é o Autismo: É um transtorno neurobiológico que afeta o desenvolvimento social e comportamental de uma pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada 160 crianças apresentou transtorno do espectro autista (TEA) em todo o mundo.

As pessoas com autismo podem apresentar dificuldades na comunicação, interação social e comportamento repetitivo. Essas características podem variar em intensidade e gravidade, o que torna o autismo um espectro amplo.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo e de suas famílias. As terapias incluem medidas comportamentais, educacionais e medicamentosas, que visam ajudar a pessoa com autismo a se comunicar e se relacionar melhor com o mundo ao seu redor.

É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição que afeta o neurodesenvolvimento de uma pessoa. Portanto, é fundamental que a sociedade compreenda e aceite a diversidade, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com autismo.
Fotos por Edcarlo Fernandes e cedidas pelos participantes e organizadores