Quem representa você (Parte I)

0
562

Nas redes sociais tem sido muito utilizada a frase “Não me representa” para se referir aos políticos em geral e a alguns safardanas, nem sempre políticos, em particular.

Mas a pergunta que fica é: se tanta gente diz que os políticos não as representam, com o voto de quem eles chegaram lá? Corta para a região oeste do estado de São Paulo, pedaço de chão onde tenho morada e, acredito, você que me lê também.

X X X X X

Moramos numa das duas mais pobres regiões do estado de São Paulo (não pesquisei qual está pior porque o intuito dessas linhas não é disputar a primazia da pobreza paulista) e temos, também comparativamente a outras regiões do estado, pouca densidade populacional. Entendem algumas pessoas que essa combinação de fatores, somada a alguns outros, tem como consequência, desde sempre, a pequena representatividade eleitoral da nossa região na assembleia legislativa estadual (deputados estaduais) e na câmara dos deputados (deputados federais), fato que se tornou ainda mais crítico com a eleição de um deputado estadual da região para comandar a prefeitura de Presidente Prudente, o que será bom para a cidade se ele se mostrar bom gestor e esperamos que assim seja, mas foi péssimo para a região, já que perdeu um dos três representantes que tinha na ALESP.

Já deu para entender o pensamento? Do porque somos pobres, isso desde o início da criação da região que hoje abriga os 56 municípios que compõem o oeste paulista? Para quem ainda não encontrou o caminho do raciocínio, vou desenhar: somos pobres porque é pobre, no sentido de insuficiente, nossa representação política. E por incrível que possa parecer, tem político que acha que está bom como está…
Mas vamos adiante, com mais uma indagação: em quem você votou, quais foram os candidatos a deputado (estadual e federal) mais votados e quantos candidatos tiveram votos na sua cidade na eleição ocorrida em 2018?

Se você mora no oeste paulista e se der ao trabalho de verificar os 15 candidatos a deputado estadual e federal mais votados na sua cidade verá que, via de regra, ao menos 10 deles não tem qualquer ligação com a nossa região (não trabalharam em dobrada exclusiva com candidatos a deputados locais ou não tem moradia aqui) e que, dos eleitos, em especial dos federais, a quase totalidade não saberá apontar o seu município no mapa do estado, isso sem contar numerosos candidatos que, tendo tido menos de 100 votos na cidade, não se darão ao trabalho sequer de buscar saber das necessidades locais.

Verificará também que houve várias candidaturas a deputado, de gente da região, que tiveram como propósito único ‘reforçar’ o nome do fulano visando a disputa das eleições municipais de 2020, ou seja, não eram pra valer e, na maioria das vezes, contemplaram o interesse apenas do próprio candidato.
E a região? Ora, a região …

José Carlos Botelho Tedesco (Alemão Tedesco) é advogado

e-mail: zeum@uol.com.br / Facebook: Alemão Tedesco e Alemão Tedesco II /  Twitter: @alemaotedesco

P.S. Nossa pequena explanação, ou devaneio, como certamente denominarão alguns, não termina aqui. Semana que vem espero retornar com mais um pouco do assunto e, quem sabe, fazendo as perguntas certas, descortinemos caminhos melhores. Esperança sempre.