Início de ano: com incentivo ao planejamento financeiro, Sicredi oferece soluções de crédito consciente, seguros e investimentos

665

.Propósito da instituição é levar cada vez mais facilidade e conveniência ao correntista

O início do ano é, para muitas pessoas, a oportunidade de iniciar novas metas e, algumas delas, são ligadas ao planejamento do orçamento para um futuro financeiro mais saudável. O diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá, destaca que os bons hábitos com o dinheiro estão relacionados à educação financeira. “É importante desenvolver e aprimorar a consciência sobre os recursos disponíveis, as possibilidades de investimento e as relações de consumo. No Sicredi, incentivamos o hábito de poupar, uma vez que entendemos a importância de guardar recursos para projetos a curto, médio e longo prazos”, analisa.

A instituição financeira cooperativa vem desenvolvendo projetos de educação financeira para diferentes públicos ao longo dos anos. Em 2020, o Sicredi lançou o programa nacional Cooperação na Ponta do Lápis, uma iniciativa que compartilha práticas de forma positiva, visando transformar a relação dos brasileiros com as finanças pessoais. A instituição mantém ainda uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que criou uma série de revistas em quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, que aborda assuntos financeiros de maneira lúdica e divertida.

“É importante buscar informações adequadas para evitar enganos, principalmente quando se trata de investimentos, que ainda são uma novidade para muitas pessoas”, afirma o especialista, que ainda comenta os diferenciais da instituição financeira cooperativa em diferentes modalidades: “Associado do Sicredi, ao investir recebe rendimento dos valores aplicados e o direito de participar dos resultados alcançados pela instituição”, explica.

Com conceito “Forte” pela Fitch Ratings, principal agência de classificação de risco de crédito do mundo, o Sicredi possui um amplo portfólio de produtos, com alternativas que atendem investidores com diferentes perfis: os que buscam maior segurança, até os mais arrojados. “Temos nos destacado em qualidade de gestão de investimentos com diferentes opções, que vão desde a tradicional poupança até investimentos em fundos de renda fixa e variável”, comenta.

Crédito consciente
O especialista do Sicredi lembra que pessoas que traçaram como meta aquisições com custos mais altos, como a compra de um carro, a reforma da casa ou ainda a instalação de painéis solares, por exemplo, pode contar com a modalidade de crédito consciente, evitando grandes endividamentos. “O Sicredi possui várias opções de crédito e consórcio, que podem ser contratados de acordo com a necessidade e a capacidade financeira do associado. Essa transparência acontece pelo propósito do cooperativismo de crédito, que valoriza o relacionamento e a proximidade para oferecer as melhores soluções, de acordo com cada perfil”, explica Adilson que também indica opções para quitar dívidas mais caras ou para as contas de início do ano: “Existe uma linha de crédito específica para associados que desejam antecipar o pagamento de impostos como IPTU e IPVA, assim como uma opção de crédito para gastos com educação”, conclui.

Entre as soluções oferecidas pela instituição financeira cooperativa também estão os seguros para proteção da casa, automóvel e familiar, operados pelas principais seguradoras do país. “Mesmo com a pandemia e a manutenção das medidas de distanciamento social, muitas pessoas saem para viajar no início do ano e nos feriados. E o seguro é a principal proteção, tanto das pessoas quanto do patrimônio”, afirma o diretor do Sicredi.

Em 2020, o Sicredi indenizou em mais de R$ 165 milhões os associados dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. “Além dos benefícios diretos, ao investir em produtos e serviços do Sicredi, o associado colabora com o desenvolvimento da comunidade onde a instituição financeira está localizada, pois os recursos são reinvestidos na região, fortalecendo a economia local e gerando riquezas”, comenta.

Pix
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, também é uma opção para associados de todo o país. A solução está disponível dentro do aplicativo do Sicredi. De forma simples e prática, os consumidores podem transferir, pagar ou receber valores imediatamente. O novo sistema de pagamentos instantâneos também está disponível para máquinas de cartões do Sicredi como mais uma opção de recebimentos para os associados.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,8 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários

- PROPAGANDA -