1ª Mostra de Cinema Independente tem início sexta-feira em Presidente Prudente

626

Evento gratuito, que recebe o nome de Curta na Linha, será realizado na Rua Júlio Tiezzi, 130, no Centro, entre a antiga estação ferroviária e a sede do Galpão Cultural Lua Barbosa.

Tem sexta-feira (31) e segue até domingo (2), a 1ª Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente. O evento é gratuito e será realizado na Rua Júlio Tiezzi, 130, no Centro, entre a antiga estação ferroviária e a sede do Galpão Cultural Lua Barbosa, também conhecido como Galpão da Lua.

A mostra é um evento de caráter cultural, não competitivo, que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual na região de Presidente Prudente e divulgar o cinema nacional independente, além de contribuir com o calendário cultural da cidade como, se estabelecer como uma opção de entretenimento, informação e cultura.

A primeira edição da mostra apresentará obras em formato especifico de curta-metragem, com seis horas de conteúdo que serão distribuídas ao longo dos três dias do evento, no período das 20h às 22h. No domingo (2), haverá um bate-bapo com os produtores locais e regionais a respeito do cenário audiovisual e os desafios do cinema independente.

Diversidade cultural
Conforme a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas (FPTAI), a produção de cinema independente em Presidente Prudente é extremamente rica e diversificada. Há mais de dez anos, produtores independentes verdadeiramente apaixonados pela arte cinematográfica, produzem um repertório significativo de obras nos mais variados gêneros e formatos.

Entendendo não só a necessidade de um suporte que permitisse a esses produtores que apresentassem seu repertório a população, mas também a necessidade de formalização, mapeamento e união dos produtores locais na busca de políticas púbicas que fomentem a produção audiovisual, é que surgiu a ideia da mostra.

Curta na Linha
A chegada da Estrada de Ferro da Alta Sorocabana em Presidente Prudente foi um marco em sua história. A cidade já existia, mas a partir da inauguração da Estação Ferroviária em 1919 é que ela passou a se desenvolver, podendo escoar a sua produção e entrar para o cenário nacional como grande produtora de algodão e café.

Para o cinema, a locomotiva também é um marco. No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira platéia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem.

A mostra Curta na Linha é o marco do cinema independente de Presidente Prudente e tem o objetivo de tornar-se uma mostra continua de filmes nacionais, regionais e locais. A mostra não é competitiva, pois visa a integração, o mapeamento e identificação dos grupos de cinema atuantes na região.

A estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico e fomentar o debate sobre cinema e audiovisual, com a participação de cineastas e produtores.

G1 PRUDENTE

Comentários

- PROPAGANDA -