Entidades e laboratórios se unem para campanha Resultados rápidos salvam vidas

0
1053

Intitulado “Resultados rápidos salvam vidas”, o Rotary Club de Presidente Prudente Rosa dos Ventos lança a campanha que visa ofertar à população prudentina testes rápidos e gratuitos para Covid-19.

A ação é em parceria com a UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e região), Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pres. Prudente) e os laboratórios Exame, Marlene Spir, Mastellini, Tiezzi e Unilab.

Para isso, a aquisição dos testes (RT-PCR) será feita por meio da contribuição da sociedade civil. Cada teste custa R$80,00, e a doação deverá ser feita por meio de PIX: 10.207.557/0001-51 (Rotary Club de Presidenet Prudente Rosa dos Ventos) ou transferência bancária (Banco 756 – Agência 4446; Conta: 802-8.

Conforme o presidente da UEPP, Renato Mungo, a coleta deverá ser realizada nas UPAs (Unidades de Pronto-atendimento) e no Centro de Triagem de Síndrome Respiratória, que fica localizado na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab. Os testes serão enviados aos laboratórios parceiros citados acima. Já o resultado estará disponível no mesmo dia.

RT-PCR
Considerado o padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do paciente. O indicado é que seja feito após o 4º dia de início dos sintomas ou após contato com infectado. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Assessora de Imprensa / Francinara Nepomuceno Colatto