Carim reúne-se com Mauro Bragato e pede apoio para a construção do Hospital do Rim

0
864

Em busca de apoio para dar início à construção do Hospital do Rim de Pres. Prudente, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (25/06) com o deputado estadual Mauro Bragato. Também nesta quinta-feira (24), integrantes da diretoria entregaram documento ao governador, João Doria, em sua passagem por Prudente.

Participaram do encontro, a coordenadora do Carim, Elaine Oliveira, e os colaboradores Sônia Maria Marangoni Montes e Kempe Junior, acompanhados por Marcelo Costilho e Wilson Portella, assessores de Bragato.

No documento, foi ressaltado que o objetivo do hospital é ser um centro de acolhimento e tratamento conservador e hospitalar, com equipe multidisciplinar a pessoas com insuficiência renal crônica do DRS-Xl (Departamento Regiona de Saúde), abrangendo 45 municípios da região. Além de ser o primeiro da região especializado na área de nefrologia pediátrica e o primeiro do Brasil focado na prevenção.

Conforme salientado por Elaine, por meio da Emenda Impositiva aprovada pela câmara municipal e a subvenção parlamentar, o Carim é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde, permitindo que os pacientes com hipertensão e/ou diabetes crônica atendidos nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) sejam encaminhados à entidade, onde passam por avaliação, exame e, dependendo do caso, têm acompanhamento ambulatorial multidisciplinar. Esses pacientes não são desligados da Rede de Saúde, e quando sua patologia é controlada, voltam para a UBS de origem.

Solícito, o parlamentar afirmou que a partir da próxima semana entrará em contato com prefeitos da região e levará a pauta para a câmara legislativa estadual. No final de 2020, Bragato destinou uma verba de R$300 mil para a construção e R$50 mil para a compra de equipamento de saúde.

Assessora de Imprensa / Francinara Nepomuceno Colatto