“Eu Coopero com a Economia Local” visa incentivar o comércio

Sicredi amplia ações para fortalecimento da economia local com a campanha que tem como objetivo engajar pessoas em prol da valorização dos pequenos negócios

0
544

A Sicredi Rio Paraná PR/SP, em parceria com entidades locais, lançou um movimento para engajar as pessoas em prol dos negócios regionais, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”. A iniciativa colaborativa visa o fomento do empreendedorismo e dos pequenos negócios.

Com campanhas de comunicação, parcerias e um selo que destaca empresas engajadas, o movimento reforça a importância dos pequenos empreendedores e do comércio local para o desenvolvimento da economia. Com a ação, a Sicredi Rio Paraná PR/SP também busca conscientizar os consumidores sobre a necessidade de consumir produtos e serviços regionais, formando uma corrente positiva em prol das microrregiões.

“O desenvolvimento das cidades onde o Sicredi atua está conectado ao propósito da instituição financeira cooperativa desde a sua fundação, em 1902. Cada vez mais, acreditamos que a ajuda mútua e a solidariedade, tão inerentes ao cooperativismo, são saídas para a retomada da economia e o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.

A empresária de Presidente Prudente, Daniela Marcos Giani, conta que sentiu muito a pandemia em seu estabelecimento. “Quando converso com outros comerciantes, eles também falam isso”, ressalta.
Giani conta que o público alvo do estabelecimento dela são jovens, que tem muita informação, ou seja, sabem comprar pela internet. “Desta forma, é importante fomentar o comércio local. O comércio precisa desse incentivo para girar novamente e a cidade crescer”, finaliza.

O presidente lembra ainda que esta ação de fomento ao comércio está diretamente ligada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Os ODS presentes nessa ação são: o número 8 “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e 17 “Parcerias e Meios de Implementação”.

É importante lembrar que é preciso atenção às orientações de saúde nas compras. Ação é uma iniciativa das instituições: Codepp (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), Sicredi Rio Paraná PR/SP, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Unimed Presidente Prudente e Sicoob Credivale.

Impacto positivo
Com atuação pautada pela promoção do ciclo virtuoso, o cooperativismo tem gerado, ao longo dos anos, impacto positivo nos municípios onde atua.

De acordo com o diretor Executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Oliveira, além do desenvolvimento local, o Sicredi é a única instituição financeira presente em 200 municípios do país, e contribui com a inclusão financeira de milhares de pessoas. “Apoiamos as iniciativas que visam desenvolver cada localidade, seja com soluções que direcionem os recursos para a região ou apoiando negócios sustentáveis”, afirma.

A pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), demonstra o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios brasileiros que passaram a contar com uma ou mais instituições financeiras cooperativas durante o período analisado no estudo, entre 1994 e 2017. De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Dicas gratuitas para empreendedores
Integrando o movimento “Eu Coopero com a Economia Local”, o Sicredi lançou o hotsite que serve como fonte de informações e também como ferramenta de apoio para pequenos empresários. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma é um canal de conteúdo que apoia o empreendedor a impulsionar seus negócios com dicas, orientações e até ferramentas que o ajudam na divulgação de seus produtos e serviços no ambiente digital.

Em uma área específica para empreendedores que buscam desenvolver seus negócios, estão disponíveis vídeos gravados por colaboradores do Sicredi que explicam o que são as redes sociais, como criar contas empresariais nessas mídias, dicas de conteúdo, micromarketing, atendimento, fluxo de caixa, negociação com fornecedores e oportunidades de inovação com meios de pagamento digitais. Temas como esses também são abordados em e-books, disponibilizados gratuitamente para download.
Os visitantes do hotsite do movimento “Eu Coopero com a Economia Local” podem ter acesso a um gerador de anúncios digitais com o qual empresários podem criar, de maneira personalizada, cards para Facebook, folhetos e banners, entre outros itens de comunicação online que os ajudam a impulsionar os seus estabelecimentos em ambientes digitais.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Carolina Mussolini Celestino de Oliveira
Assessora de Comunicação e Marketing