Nathália Gonzaga sugere PL que agilize vacinação contra Covid-19 em pacientes com comorbidades

0
387

A vereadora Nathália Gonzaga da Santa Cruz protocolou nesta quarta-feira (24/03) o Requerimento nº 00677/18 que solicita agilizar vacinação contra a Covid-19 em pessoas acometidas por quaisquer doenças crônicas, tais como câncer, renal, pulmonar, cardiovascular, hipertensão arterial, anemia e obesidade mórbida, além de transplantados, que utilizam medicamentos imunossupressores e outros com baixa imunidade. O projeto municipal será votado na próxima segunda-feira (29/03) durante sessão ordinária na Câmara Legislativa.

Conforme a parlamentar, todas essas comorbidades fazem parte do grupo de risco, porém, foram inseridas na terceira fase do cronograma de vacinação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. “Conforme autoridades médicas, os grupos de risco têm maior chance de desenvolver a forma mais grave da doença”, salienta no documento.

Nathália também ressalta que transplantados precisam tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida a fim de evitar a rejeição do novo órgão, e os medicamentos ministrados tornam esse paciente ainda mais vulnerável a infecções, pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), enquanto na população geral a taxa de letalidade é de 2,4%, em transplantados esse número sobe para 20%.

Por fim, o documento destaca que o paciente renal crônico precisa ir até algum hospital/clínica para fazer hemodiálise três vezes por semana, não sendo permitida a opção de ficar seguro em casa. “Todos esses pacientes têm a urgência de serem imunizados”, pontua a parlamentar.

Assessora de Imprensa – Francinara Nepomuceno Colatto