Diagnóstico Precoce – Mônica Ferraz solicita ampliação de detecção do teste do pezinho

64

A vereadora Mônica Ferraz, apresentou durante sessão ordinária, na segunda-feira, dia 22, a indicação 081/2021, na qual solicita que seja estudada a possibilidade de viabilizar a ampliação do teste do pezinho em Presidente Epitácio, assim como começou a ser ampliado desde a segunda quinzena de Dezembro/2020 na cidade de São Paulo.

Conforme a justificativa da vereadora, o diagnóstico precoce é capaz de descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade, e assim evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e mortes. Atualmente, o teste do pezinho detecta apenas seis doenças, e com mais volume de exames, a rede municipal consegue ampliar a atuação preventiva desde o início da vida do indivíduo, com grandes chances de aumentar a expectativa de vida e diminuir mortalidade infantil na cidade, além de reduzir os custos na saúde. A ampliação da detecção do exame de Pezinho pode proporcionar o diagnóstico precoce dessas doenças, evitando danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e óbitos. “Com isso, é possível reduzir a morbimortalidade infantil e proporcionar qualidade de vida para as crianças e suas famílias”, concluiu a vereadora. A solicitação será encaminhada pelo Legislativo ao setor competente.

Projeto de Lei
Ainda na sessão de segunda-feira, dia 22, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 001/2021 de 2 de fevereiro de 2021, de autoria da vereadora Mônica Ferraz. O projeto aprovado institui no Calendário Oficial de Eventos do município, o mês de abril como sendo o mês destinado a divulgação, tratamento e promoção do bem-estar e qualidade de vida, denominado “Tulipa Vermelha”.

AI CMPE / Priscilla Martins / Foto Edcarlo Fernandes

Comentários

- PROPAGANDA -