Projeto – ‘Balé Folclórico Raíz’ pretende resgatar a cultura local através da dança

0
654

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura local através da dança, este é o objetivo do ‘Balé Folclórico Raíz’. Um novo projeto da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

O projeto foi idealizado pelo assessor técnico de turismo e cultura Natal Bispo. De acordo com ele após passar por uma capacitação para gestores em Araçatuba (SP), através do projeto Ponto Mis – Territórios Culturais – sentiu a necessidade de resgatar a cultura da dança raiz para Presidente Epitácio.

“Nesta especialização falou-se muito em voltar às bases, e nosso objetivo é resgatar as raízes, para que as pessoas sintam-se parte do processo de construção cultural. Até porque na sociedade contemporânea os conceitos mudaram, e precisamos desfocar do modelo e da formula que já vem pronta e atender as necessidades culturais das pessoas e do município”, explicou.

Para isso o projeto de dança será iniciado no dia 24 de julho. A ideia é trabalhar danças típicas como o Maracatu Rural, Maculele, Folia de Reis, Xaxado, Samba, Boi Bumba, Catira, Frevo, Embolado, Afroreggae, além de expressão corporal, repente, percussão alternativa, canto, cordel e transformar em apresentações e espetáculos municipais.

Os ensaios do ‘Balé Folclórico Raiz’ serão no Cras, localizado á rua São Luiz, nº 1-15, a partir das 8 horas. O telefone para mais informações é o (18) 3281-0907. Podem participar pessoas de todas as idades.

AI PMPE