Palestra ambiental do projeto Florestinha marca início da Semana do Meio Ambiente em Bataguassu

465

Alunos da Escola Municipal “Marechal Rondon”, nos períodos da manhã e tarde foram atendidos com atividade

Uma palestra sobre educação ambiental desenvolvida nesta segunda-feira, dia 3 de junho, por membros do Florestinha de Campo Grande, projeto coordenado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) marcou o início das ações alusivas a Semana do Meio Ambiente, em Bataguassu. Participaram da atividade alunos da Escola Municipal “Marechal Rondon”, períodos da manhã e tarde.

No início da palestra, o 1º sargento da PMA, Antonio Roberto dos Santos Pereira, que é o encarregado administrativo do 5º Pelotão da PMA de Bataguassu explicou que, em breve, o município passará a contar com o projeto [Florestinha] atendendo inicialmente 30 crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 16 anos no Distrito de Nova Porto XV. Em todo Estado, 630 crianças em situação de vulnerabilidade participam do projeto que há 27 anos atua no sentido de promover a educação e conscientização ambiental.

Os participantes do projeto, durante a explanação, informaram os alunos sobre temas como caça, desmatamento, tráfico de animais, ciclo da água e técnicas de empalhamento (taxidermia) executadas pela PMA quando algum animal silvestre é encontrado morto vítima de atropelamento ou caça. Logo após a palestra, os alunos assistiram a peça teatral “O homem e o meio ambiental”, que por meio de fantoches abordou os temas desmatamento, pesca predatória e incêndio florestal.

Panfletos contendo informações sobre o tema [educação ambiental] também foram distribuídos aos alunos. A intenção é mostrar que o ambiente é um sistema complexo e interativo em que qualquer ente afetado prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Segundo a cabo Mari, do Projeto Florestinha, a PMA atua como órgão fiscalizador e preventivo no que se refere as questões relacionadas ao meio ambiente. “Desta forma, queremos transmitir aos alunos a importância de se preservar o meio ambiente. Evitar, por meio da sensibilização, que as crianças e adolescentes de hoje venham a cometer crimes e infrações, degradando o ambiente. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial, nas questões ambientais”, frisa ela, lembrando que os alunos do projeto são multiplicadores de informações relacionadas ao meio ambiente e transmitem essas mensagens aos estudantes das escolas durante as atividades.

Em Bataguassu, o ciclo de palestras do projeto Florestinha atenderá durante a semana alunos das Escolas Estaduais “Luiz Alberto Abraham” e “Manoel da Costa Lima” além das Escolas Municipais “Pedro Domingues de Figueiredo”, em Nova Porto XV e Professora Maria da Conceição, no Assentamento Santa Clara.

SEMANA
A Semana do Meio Ambiente, ação da Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Núcleo Municipal de Meio Ambiente tem abertura oficial nesta terça-feira, dia 4 de junho, às 19 horas (horário Brasília), na Câmara de Vereadores, com a apresentação de um panorama da coleta de lixo, recicláveis e desativação do lixão. Na sequência, às 20 horas (horário Brasília), haverá palestra sobre resíduos sólidos.

Outras ações como plantio de mudas e demais palestras também fazem parte da programação da semana. São parceiros da atividade a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o projeto Florestinha.
De acordo com o chefe de Núcleo Municipal de Meio Ambiente, Diego Moreno, a Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão sobre o tema e marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho. “A proposta é mobilizar toda população e agentes públicos sobre a importância de um meio ambiente preservado para a garantia de uma melhor qualidade de vida a nós mesmos”, comenta.

Moreno informa os universitários, em especial, estudantes das áreas de Engenharia Ambiental e Biologia que será oferecido certificado para horas atividades extracurriculares aos que participarem das atividades.
Confira a programação completa (ARTE EM ANEXO)

Assecom Prefeitura de Bataguassu

Comentários

- PROPAGANDA -