Sicredi participa 12º Mutirão do Lixo Eletrônico em Prudente

492

A 12ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico contará com o apoio da Sicredi Rio Paraná PR/SP. O evento acontecerá neste sábado, 8 de junho, das 8h às 16h, no Parque do Povo, em Presidente Prudente-SP.

Assim como em edições anteriores, no mesmo dia, haverá coleta no Ana Jacinta, das 9h às 13h, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
De acordo com o diretor executivo da cooperativa, Vanderlei Gonçalves de Oliveira, a ideia da parceria é exercitar uma das bandeiras da instituição: a sustentabilidade. Além disso, no mês de junho, ocorre o “Dia C”, em que todas as cooperativas são convidadas a realizar alguma ação social.

“Instituímos um comitê de sustentabilidade para discutir, pelo menos duas vezes ao ano, de que forma podemos desenvolver ações e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, e a missão do mutirão vem ao encontro dessa nossa proposta”, disse Oliveira.

A participação do Sicredi ocorrerá de duas formas: reunindo equipamentos que possam ser levados ao mutirão em cada uma das agências que compõem a regional, e cedendo voluntários no dia do evento.

Ainda no dia do evento, terá participação da Fundação Inova Prudente, com os alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, da Inova Kids, que apresentarão arte com lixo eletrônico. A iniciativa será coordenada pelo professor Itamar Xavier.

Uma das curiosidades desta edição é que a expectativa de arrecadação é menor em relação às anteriores, sendo 50 toneladas. “Ano passado recolhemos aproximadamente 60 toneladas. Embora a cada ano mais pessoas participem, imaginamos essa queda, pois o tamanho e peso dos equipamentos têm diminuído. Além disso, nos últimos anos recolhemos muitos televisores grandes e pesados, agora, os novos, são mais leves e finos. Então, a tendência é diminuir e boa parte do lixo eletrônico represado foi recolhida nas edições anteriores, já são mais de 500 toneladas”, explica o secretário de tecnologia, Rogério Alessi.

Cabe lembrar que o Mutirão do Lixo Eletrônico já é considerado o maior do país em quantidade de material arrecadado, com volume aproximado de 60 toneladas por ano. A próxima edição ocorre em 8 de junho, no Parque do Povo – proximidades da Fundação Mirim.

Assessora de Comunicação / Sicredi . sicredirioparana.com.br

Comentários

- PROPAGANDA -