1º Passeio de Caiaque do Dia da Marinha celebra a histórica Batalha do Riachuelo

0
605

Em uma homenagem à Batalha do Riachuelo, a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Turismo, Jurídico e Agricultura, uniram-se a diversas empresas locais para realizar o 1º Passeio de Caiaque do Dia da Marinha. O evento, organizado pela empreendedora fisioterapeuta Simone Noronha, em conjunto com o comandante Marcelo Ruas e com o auxílio do economista Schebuk, aconteceu neste domingo, 11 de Junho de 2023.

Mais de cem caiaques, jetskis e lanchas participaram do passeio, que contou com o apoio de patrocinadores como Cinderela Calçados, Bar Kaiak e Total ECO. As águas do Rio Paraná, que banham a região e têm um papel histórico significativo, foram o cenário perfeito para relembrar a vitória da Marinha do Brasil no conflito ocorrido em 1865.

A Batalha do Riachuelo, que ocorreu em um afluente do Rio Paraná, foi um marco importante na história da guerra, pois mudou o curso dos acontecimentos. A iniciativa de idealização dessa estratégia foi do Almirante Tamandaré, também conhecido como Marquês de Tamandaré, cujo nome é dado à praça em frente à sede administrativa do município da Estância Turística de Presidente Epitácio.

Para recriar a grandiosidade logística das embarcações da época, que utilizavam velas, remos e vapor, os participantes do passeio utilizaram caiaques. Essa escolha trouxe à tona a importância histórica do Rio Paraná, destacando a relevância das águas que testemunharam a Batalha do Riachuelo.

O evento foi um sucesso e proporcionou momentos de lazer, confraternização e reflexão sobre o legado da Marinha do Brasil. O apoio da comunidade e o engajamento dos participantes reforçaram a importância de preservar a memória histórica e valorizar as conquistas da Marinha em prol do país.

A Marinha do Brasil expressa seu agradecimento a todos os envolvidos na organização do 1º Passeio de Caiaque do Dia da Marinha e reforça seu compromisso em continuar honrando a tradição e o legado dos heróis que lutaram bravamente na Batalha do Riachuelo.

Edcarlo / Folha da Estância