Exposição inédita de Kokedamas na loja Porto Design foi um sucesso

0
102

A inédita exposição de kokedamas na região, foi realizada no último sábado (7), das 10 às 13 horas, na loja Porto Design, numa iniciativa da empresária, design e vereadora Mônica Ferraz, em parceria com a jardineira Fátima e arquiteta Natália Marcondes, que contou também com a apresentação do músico e professor Romualdo Susuki. Esta foi a primeira de várias exposições que deverão acontecer no decorrer deste ano. Marcaram presença no evento vários empresários, autoridades, políticos, artistas da cidade e a comunidade epitaciana e da região.

No ano de 2021, Mônica Ferraz em parceria com Neide Nascimento, deram o ponta pé inicial com o retorno das exposições de arte e artesanato na cidade com a exposição da artista plástica Deim, que foi um grande sucesso de público.

“A volta das exposições de arte e artesanato são fundamentais para o município e região, como valorização dos artistas epitacianos e porque movimentam a economia, gerando emprego e renda, estimulando o empreendedorismo social, além de revelar a cultura e a história de um lugar fascinante que é nosso munícipio”, diz Mônica Ferraz .

Mônica Ferraz, sempre contribuiu para o crescimento de nosso município, seja através da arte, do empreendedorismo, através de sua família tradicional – que está radicada na cidade desde 1963 -, e lembra que no ano de 2021 solicitou ao Poder Executivo em meio a pandemia devastadora e crise econômica que fosse concedido um Auxílio Emergencial aos artistas epitacianos, mas o pedido, infelizmente, não foi atendido.

“O turismo ganha com o artesanato e por isso também é importante valorizar estes artistas. A venda dessas peças, verdadeiras obras de arte, encanta nossa população e visitantes, que levam a cultura da nossa cidade para o mundo, movimentando a economia local, gerando emprego e renda, não só para a família do artesão como para toda a comunidade”, finaliza Mônica Ferraz.

0 que é kokedama?
A palavra kokedama, em japonês, significa “bola de musgo” que são usadas para cultivar diferentes espécies de plantas e estão fazendo o maior sucesso no paisagismo de interiores no Brasil nesses últimos três anos. Assim, quando perguntamos o que é kokedama, podemos dizer que consiste em uma técnica japonesa que envolve a planta dentro de uma esfera formada por musgos. Essas esferas ornamentais funcionam como uma única planta não necessitando, portanto, de vasos de plantas de plástico para sua base, sendo assim, considerada uma técnica ecologicamente correta e que traz equilíbrio para as decorações em geral, seja em área externa como interiores.
fonte: Folha da Estância / AI

Comentários