Carim busca apoio e parcerias para obra ambulatorial em Prudente

0
68

Integrantes do Carim (Associação de apoio ao paciente renal crônico e transplantado) estiveram na capital paulista nesta quarta-feira (07/07) em busca de apoio e parcerias para a obra ambulatorial que atenderá pacientes dos 45 municípios do Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente.

Em uma reunião agendada pelo vereador Ênio Perrone, pela manhã, Sumaia Zakir, Lenice Ribeiro e Elaine Oliveira foram recepcionadas pelos médicos do Hospital do Rim de São Paulo – Fundação Oswaldo Ramos, Suelen Bianca Stopa Martins, nefrologista infantil, e José Osmar Medina, nefrologista e diretor.

Acompanhadas por Dra. Suelen, a comitiva do Carim conheceu a estrutura física e entendeu como funciona protocolo e o operacional do HRim, que é referência nacionalmente e internacionalmente em tratamento e transplante. Em 11 andares, o prédio comporta os setores de: pesquisa clínica, laboratório de coletas, ala de mediação, enfermaria, salas cirúrgicas, salas de hemodiálise, núcleos particulares e diagnóstico por imagem, dentre outros.

Conforme a nefrologista, há uma rotatividade muito alta, mas ainda não existe uma ala pediátrica, cuja demanda anual é de 50 crianças. Segundo, no momento em que o paciente passa pela triagem, já é inserido na fila de transplante.

A estrutura da Fundação é composta por quatro salas cirúrgicas equipadas para a realização de transplantes, cirurgias videolaparoscopias urológicas e do aparelho digestivo, bem como para cirurgias cardíacas e vasculares. Além de cinco unidades ambulatoriais, laboratório de análises clínicas e anatomia patológica, unidade de imagem (raio-x; ultrassom; tomografia e ecocardiograma) e uma área de hemodinâmica.

A parceria com o Carim seria no acompanhamento ao paciente pós-transplantado por meio das especialidades médicas oferecidas na entidade, como nefrologista, cardiologista, endocrinologista, fisioterapeuta e nutricionista, e exames periódicos para avaliação das funções renais ao longo de sua vida.

Já no período vespertino, a equipe da entidade se deslocou para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para entrega de ofícios que visam arrecadar recursos financeiros para a obra do Carim, e conversou com o deputado estadual Ataíde Teruel, parlamentar hemodialítico que dentre suas pautas, está a luta pelos direitos do paciente renal. Também foi protocolado ofício aos deputados Edson Geriboni, Marina Herlou, Márcio da Farmácia e Dra. Damaris Moura.

Ao final do dia, para a presidente fundadora do Carim, Sumaia Zakir, disse voltar para Prudente com o coração cheio de esperança de que dias melhores virão e muito ainda será feito em prol dos pacientes.

Assessora de Imprensa / Francinara Nepomuceno Colatto

Comentários