CARNE E UNHA É POUCO

0
1043

Primeiro é necessário entender que o casamento não é uma instituição criada pelos cônjuges, mas por Deus. Então não posso viver de acordo com minhas vontades, pois assim nunca dará certo.

Claro que Deus não exige o casamento, você pode passar toda sua vida solteiro(a), mas se casar será preciso viver dentro de alguns padrões, pois o pacto (aliança) necessita cumplicidade, fidelidade, entre outras coisas mais.

Outro ponto é entender que o casamento cria uma nova pessoa, sendo os dois formando um novo ser, quando digo isso refiro a conexões de pensamentos, desejos, atitudes, objetivos, sendo que em diversos momentos precisam estar alinhados.

A Bíblia nos ensina no livro de Efésios, capítulo 5, versículo 31, que a nova união necessita primeiramente do deixar os velhos hábitos, costumes, e literalmente deixar de ser cuidado para passar a cuidar do outro.

Vamos juntos entender algumas funções do marido e da esposa dentro do casamento para que haja crescimento no lar.

PEGA AS SEMENTES AÍ!

Marido.
Para ser “o cara” da relação será preciso agir como ele, essa tarefa não é tão simples, mas muito gratificante e essencial no lar.
a) cabeça: assumir a responsabilidade, vigiar o lar, alimentar e suprir a casa. A responsabilidade de cuidar e sustentar todo o ambiente familiar é do homem, independente se ela trabalha fora e produz renda.

b) santificar: levar a esposa até Deus.
Ensinar sobre a Palavra e conduzir para mais perto do Pai também é função do homem, e a melhor maneira para conseguir isso é agindo corretamente, e não apenas o “lero lero”.

c) apresentar: tornar pública a pureza, não ofender a integridade da esposa.
A sociedade precisa conhecer a beleza das ações dela que transformam sua casa num verdadeiro lar. Esteja sempre pronto para elogiar em público.

Esposa.
A esposa que utiliza das suas particularidades preparadas por Deus consegue conduzir sempre mais e melhor o relacionamento conjugal.
a) corpo: independente das ordens da cabeça, se o corpo não estiver correspondendo, não existe movimento.
Uma cabeça sozinha não faz nada, por isso é essencial que o corpo esteja bem em todos os sentidos, a esposa precisa estar disposta a conduzir o lar.

b) sujeitar: cumprir a missão de auxiliadora.
Cabe também tomar decisões em conjunto, pois o marido necessita de uma companheira criativa, inteligente e sábia.

c) edificar: levantar e sustentar na organização física, emocional e espiritual.
Apesar de parecer frágil, a mulher possui bases sólidas que irão sustentar e corrigir as falhas da convivência.

Efésios 5:33 “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”.

Resumindo, o homem e a mulher possuem atributos distintos, mas que entrelaça no intuito de criar um novo ser, uma nova vida.

Meu nome é William Rodrigues, sou advogado, professor, empresário, seminarista, mas pode me chamar de FACILITADOR.

#BoraPlantarSementes
Contatos:
@will_epitacio (instagram)
william.rodriguesdasilva.127 (facebook)