R$ 500.000,00 jogados no lixo (todos os anos)

65

Sujeito chato, mas chato mesmo é aquele que repete sempre as mesmas histórias e, para ajudar, faz isso segurando a gente pelo braço ou então dando cutucão com o cotovelo.

Então, para ser menos chato, não vou segurar ninguém pelo braço e tampouco vou dar cutucão, mas vou repetir a ladainha que todo ano, há cerca vinte anos, conto àqueles que me lêem e que é dirigida, principalmente, a quem paga imposto de renda, aquele imposto que os governantes usam para… para o que mesmo?

Vou contar, em especial a quem declara imposto de renda através do formulário completo, a historinha do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que nada mais é que uma conta-corrente destinada a receber verbas a serem aplicadas em projetos que atendam crianças e adolescentes carentes e entidades legalmente constituídas que realizem trabalhos nessa área.

Antes de xingar e dizer que está cheio dessa “pedição” por parte de entidades assistenciais, esclareço que ninguém está pedindo ao leitor que doe o “seu dinheiro”. O que você empresário, profissional liberal, funcionário público ou de empresa privada pode fazer é destinar um percentual do valor que você deixa para o imposto de renda para o FMDCA da sua cidade, sendo que quem tem imposto a restituir também consegue fazer a destinação que, frisemos, NÃO TIRA UM CENTAVO DO SEU BOLSO, não dói e, a meu ver, demonstra inteligência daqueles que optam por fazê-la, já que esse dinheiro beneficia a sua cidade de duas maneiras: primeiro, permitindo que, com mais verbas, se melhore o atendimento às crianças e adolescentes carentes e depois porque o dinheiro (que deixa de ser pago ao governo federal e vai para as entidades) acaba sendo utilizado na própria cidade, movimentando a economia local.

É o suficiente para você? Se for, então tire a bunda da cadeira e vá falar agora com seu contador. Ou passa um Whats.

José Carlos Botelho Tedesco (Alemão Tedesco) é advogado e mora na cidade de Presidente Epitácio/SP
e-mail: zeum@uol.com.br / Facebook: Alemão Tedesco e Alemão Tedesco II /  Twitter: @alemaotedesco

PS. 1 Para quem acha que isso vai beneficiar políticos e por isso não pretende destinar parte do seu IR, vale dizer que o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é um órgão independente, composto por pessoas dos mais variados segmentos da sociedade, órgão do qual, você leitor, pode participar se quiser.

PS. 2 Epitácio, segundo estimativa da Receita Federal, tem potencial para arrecadar aproximadamente R$ 500.000,00/ano através desse mecanismo, mas não costuma chegar a 2% disso.

Comentários

- PROPAGANDA -