Prefeitura de Presidente Epitácio anuncia lockdown a partir desta quarta-feira

265

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, publicou nesta manhã o decreto 3.850/2021 que institui lockdown na cidade. As novas medidas visam conter o avanço da Covid-19 no município, e já começam a valer a partir de amanhã.

De acordo com o documento, de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h, fica determinado o fechamento do comércio e serviços em geral, o que inclui os essenciais. Porém, o atendimento via delivery fica autorizado até às 22h00, vedado o sistema drive thru.

Em relação às farmácias, fica autorizado o atendimento presencial emergencial e via delivery de segunda a sexta-feira, entre 20h e 6h e, em período integral aos sábados e domingo.

Aos finais de semana, das 20h de sexta feira até 6h de segunda-feira, fica vedada a abertura dos estabelecimentos comerciais e serviços em geral, inclusive essenciais. Neste período, fica autorizado apenas o atendimento via delivery até às 22h, sem sistema drive thru. O horário estabelecido não se aplica aos postos de combustíveis, que poderão funcionar até as 20h, com exceção de suas lojas de conveniências.

A prefeita Cassia Furlan (PSDB) que participou de uma live no Facebook da Prefeitura, demonstrou a preocupação com o atual cenário enfrentado não somente pelo município, mas em toda a região. Durante a transmissão, a chefe do executivo informou que a decisão das medidas restritivas também ocorreu devido à ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na santa casa, que nos últimos dez dias apresentou 90% de ocupação.

“Todas as medidas que serão tomadas não surtirão efeito se a população não se conscientizar que é para sair o mínimo possível de casa”, alerta.

Outras medidas

Segundo o decreto, fica proibida a locação de ranchos, casa de veraneio e áreas de lazer, localizadas no território do município – zona urbana e rural. Ainda, fica proibida quaisquer atividades que causem aglomeração de pessoas, sendo assim considerado número igual ou superior a 10 pessoas, em residências, áreas de lazer, ranchos, clubes, chácaras e demais propriedades localizadas no território municipal.

A partir de amanhã, também ficam suspensas as aulas presenciais no município, sendo elas das redes municipal e estadual de ensino e também da rede particular.

Repartições públicas

O expediente nas repartições públicas municipais iniciará às 7h e terminará às 13h. O documento salienta que o horário estabelecido não se aplica ao transporte de pacientes e a Casa Lar, ficando mantido o horário normal de expediente e atendimento.

A nova medida também suspende as provas do processo seletivo nº 001/2020, 001/2021 e do Concurso Público 001/2020.  

Cenário MS

Comentários

- PROPAGANDA -