A festa do Momo em 2022

0
869

Era previsto que o Carnaval de 2021, seria diferente de todos os outros, sem festa, mas agora, será sem folga em muitos Estados e cidades famosas pela tradicional festa de Momo, cancelaram inclusive o ponto facultativo da data. O primeiro grande destino que confirmou a anulação do evento foi Salvador, o referido anúncio deu origem a uma avalanche de cancelamentos em destinos muito procurados como: Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro.  Vale lembrar que o desfile das escolas de samba do grupo especial da Cidade Maravilhosa, já havia sido adiado por uma decisão no fim de setembro, mas meses depois, em uma reunião da Liga Independente das Escolas de Samba, os representantes das agremiações decidiram cancelar os festejos e se programarem para o próximo ano.

O carnaval está muito ligado à identidade do brasileiro, mas na atual conjuntura, foi à decisão mais acertada. Após um ano de sacrifícios, perdas e lutos, dificuldades econômicas e psicológicas, pintar a cara, colocar uma fantasia e ir para a rua não seria algo confortável para o folião.

Com base no que ocorreu em 1919, onde após a pandemia da gripe espanhola, doença esta que fez aproximadamente 35 mil vítimas no Brasil, sendo o Rio de Janeiro, a cidade mais afetada, mas que não intimidou os organizadores da festa, que se reinventaram e após declarado o fim do contágio, apenas dois meses antes da data para ocorrer o evento, os foliões se prepararam de forma ímpar para comemorar o que ficaria na história, pois havia uma angústia acumulada na sociedade. As pessoas não sabiam se sobreviveriam à pandemia, e o carnaval era a celebração dizendo que os piores dias haviam passado, e que se tornava o grande grito de liberdade contra a peste que dizimara o país.

Com a chegada da vacina, espera-se que em 2022 se repetirá o que houve em 1919. Acredita-se até que o atual período e o que vivemos, seja inspiração para temas de sambas enredos e blocos carnavalescos e assim, através do alívio, humor, sátira e a tradicional alegria do povo brasileiro a população irá festejar e comemorar de maneira sublime a festa de Momo. 

A Estância Turística de Presidente Epitácio, que já possuiu o 3º maior carnaval do Estado de São Paulo, também dará uma pausa nos festejos este ano, e assim, como se estima que acontecerá no país todo, em 2022 os foliões epitacianos estarão ainda mais sedentos para comemorar uma das datas mais esperadas no calendário de eventos da cidade, festa esta, que movimenta a economia local, gera emprego e contribui com a consolidação do turismo do município.

Vamos crer que tudo isso irá passar, e com esse pensamento façamos como Chico Buarque: “Eu tô vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar…Tô me guardando pra quando o carnaval chegar”.

Até a próxima!

Wantuyr Tartari
Redes sociais (Instagram) (facebook)