Whatsapp lança função de pagamento no Brasil

0
978

Novidade do WhatsApp Pay foi anunciada hoje e será disponibilizada aos poucos para todos os usuários nas próximas semanas

A novidade foi anunciada hoje por Mark Zuckerberg (CEO do Facebook). WhatsApp Pay foi anunciado hoje no país. Com o novo recurso o usuário poderá fazer transferências e pagamentos em estabelecimentos participantes. A tecnologia é viabilizada dentro do WhatsApp graças ao sistema Facebook Pay. Segundo informações da Pequenas Empresas e Grandes Negócios a novidade abre caminho para que no futuro o serviço funcione também no Facebook Messenger.

Todas transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. E até aqui participam da iniciativa Mastercard, Visa, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

Como vai funcionar? Para empresas
Negócios poderão usar o recurso pelo WhatsApp Business. Será necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo levará até três dias para liberar a função. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já empresas terão de arcar com uma taxa a cada transação efetivada.

As empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos. Cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações desse tipo.

Já os clientes que quiserem pagar pelo WhatsApp precisarão ter um cartão de uma das instituições parcerias. Serão aceitos cartões de crédito e débito sem nenhum custo extra para o consumidor.

Para realizar transferências entre pessoas físicas será necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição, ou no próximo dia útil. Na função, apenas cartões de débito serão aceitos.

É possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês. Cada transação realizada deverá ser liberada com uma senha (PIN) ou por biometria. De acordo com a empresa, o mecanismo garante que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado.

O Facebook do Brasil diz que vai incluir mais instituições com o decorrer do tempo.

A função será disponibilizada aos poucos nas próximas semanas para todos usuários do WhatsApp no Brasil.

Com informações da PEGN. / fhox.com.br