Mutirão em combate ao mosquito Aedes Aegypti percorre bairros em Bataguassu 

0
724
Mosquito sucking blood on human skin with nature background

As ações rotineiras desenvolvidas pela Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde em combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de demais doenças estão sendo intensificadas com a chegada do verão, período mais propício à proliferação do mosquito em decorrência das chuvas, e consequentemente época de maior risco de infecção por essas doenças.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, os Agentes de Endemias com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde tem visitado as residências locais durante os mutirões de limpeza para eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Maria Angélica comenta que após o período das festividades de final de ano, os trabalhos foram retomados na última sexta-feira, dia 10 de janeiro, com o atendimento dos bairros Jardins América I, II e II. “É importante a participação de todos no combate ao mosquito, eliminando possíveis criadouros, já que essa é a principal forma de prevenção. Vale destacar que o Aedes Aegypti além da dengue, é responsável pela transmissão da zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré”, comentou ela.  

Esta semana, de acordo com a secretária, na sexta-feira, dia 17 de janeiro, será atendido o bairro Residencial Modelo.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que os moradores retirem de seus quintais todos os materiais em desuso que possam acumular água e servir de criadouros para o Aedes Aegypti como latas, garrafas, pneus, vasos, bacias, potes, copinhos descartáveis entre outros.

Os lixos serão recolhidos com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Conforme dados do setor de Vigilância em Saúde, só no início deste ano, foram registradas 49 notificações de dengue no município (Semana Epidemiológica 3).

CRONOGRAMA

Conforme o cronograma, de acordo com Maria Angélica, serão atendidos com o mutirão de limpeza na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, o bairro Residencial Modelo; dia 24 de janeiro, área central e dia 31 de janeiro, o Distrito de Nova Porto XV e bairro Reta A-1.

Confira o cronograma completo
17 de janeiro – Residencial Modelo
24 de janeiro – Centro
31 de janeiro – Distrito de Nova Porto XV e bairro Reta A-1
7 de fevereiro – Jardim Real, Jardim Irmãos Sollito;
14 de fevereiro – Jardim Acapulco, Jardim Santa Luzia e Jardim Primavera;
21 de fevereiro – Jardim Santa Maria
28 de fevereiro – Jardim São Francisco
6 de março – Jardim São João, Jardim Bongiovani, Residencial Modelo II e Vila Nova
13 de março – Jardim Campo Grande
20 de março – Jardim Santa Rosa e Jardim Novo Horizonte

AI Bataguassu / Bianca Lima / Foto Divulgação