1ª Cãominhada oferece serviços de saúde gratuitos para animais em Bataguassu

0
608

A 1ª edição da Cãominhada desenvolvida no último domingo, dia 29 de setembro, ofereceu diversos serviços relacionados a saúde animal, de forma gratuita, em Bataguassu.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o evento teve como objetivo chamar a atenção da população sobre os cuidados com os bichos domésticos, em especial, aos cães quanto a incidência de casos de leishmaniose que tem causado vítimas no município. “A ideia foi realizar uma ação de cunho educativo, com a intenção de chamar a atenção dos proprietários de animais quanto suas responsabilidades e cuidados com seus bichos de estimação”, comentou ela.

No que se refere a leishmaniose, a secretária orientou que para se prevenir da doença a recomendação é realizar o descarte correto de materiais orgânicos, já que o mosquito transmissor da doença se reproduz em áreas de criadouros de animais (galinheiros, chiqueiros) e em meio a materiais orgânicos em decomposição deixados em lugares úmidos e sombreados.

“Estamos em uma época de calor e o vetor da leishmaniose se prolifera com mais intensidade nesse período. É preciso redobrar os cuidados com os quintais para mantermos a cidade livre de novos casos”,

disse ela, que relembra que quinzenalmente, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza sempre às terças-feiras, das 8 às 12 horas (horário de Brasília), testes rápidos caninos. Os exames são realizados no estacionamento da secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775) e ofertados de forma gratuita a população.

 1ª Cãominhada teve saída às 9 horas (horário de Brasília) do Centro de Eventos “João Leme” com destino à Praça Manoel Cecílio de Lima (popular Praça da Roda), onde foram oferecidos diversos serviços como testes rápidos de leishmaniose e orientação sobre a doença; vacinação antirrábica, limpeza de ouvido e cortes de unha dos animais; e feira de adoção.

O evento contou com a parceria das Clínicas Veterinárias locais e participação de servidores públicos da área da Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária.

ATENDIMENTOS CASTRAMÓVEL
Maria Angélica informou que a Secretaria Municipal de Saúde está se programando para em novembro iniciar o trabalho de castração animal gratuita para o controle de natalidade de animais domiciliados e não domiciliados (cães e gatos).

“Vamos utilizar o castramóvel como estratégia em combate a leishmaniose. O objetivo é controlar o número de espécies circulando nas ruas, visando minimizar os impactos de abandono de animais e evitando também a proliferação da doença. Vamos divulgar em breve o calendário de ações e informar os requisitos para a castração dos animais”, pontuou.

Por Bianca Lima / Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu