Prefeitura recebe novo trator para apoio à agricultura familiar

54

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entregaram a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio um Trator Agrícola modelo LS Tractor 80 Plus, durante um evento em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, no dia 22 de agosto. Outros 32 municípios do estado de São Paulo também foram contemplados com um trator para cada cidade.

Everton Gomes Camargo, secretário de agricultura, pecuária e relações agrárias de Epitácio participou do evento, representando a prefeita Cássia Furlan. De acordo com ele, o veículo proporcionará melhores condições físicas necessárias para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos localizados em Epitácio. “Essa é uma ação do Incra e do Ministério da Agricultura, junto aos municípios, que visa melhorar o trabalho dos produtores rurais. Com isso, o município adquiri meios que modernizar a agricultura familiar”, explicou o secretário.

O equipamento será utilizado para atender aproximadamente 350 famílias assentadas do Programa Nacional de Reforma Agrária no município.

“Agradeço ao Incra e ao Ministério da Agricultura por contemplar nosso município com este veículo. Com toda a certeza, esse trator irá contribuir com as ações já em andamento. O maquinário tem o papel de aperfeiçoar o trabalho pesado e agregar valor à produção”, afirmou a prefeita Cássia Furlan.

De acordo com a prefeita a agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Somando-se aos dois fatores, colabora também com a economia do município.

Atualmente a Secretaria de Agricultura atende os produtores epitacianos com 7 tratores – incluindo o que foi doado pelo Incra – 1 retroescavadeira e 1 motoniveladora. Estes equipamentos prestam serviço de preparo de solo, escavação de tanques e reparo em estradas dos assentamentos. Entre 3 de janeiro e 2 de setembro deste ano, todos estes equipamentos juntos somaram 468 horas de trabalho.

Desde o inicio da gestão da prefeita Cássia Furlan foram escavados 16 tanques para criação de peixes. Outros 7 estão em execução.

AI PMPE

Comentários