Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem início hoje em Nova Porto XV

0
961

A Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV inicia nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, a festividade religiosa e cultural alusiva à Nossa Senhora de Navegantes.

Tradicionalmente realizada há 71 anos, o evento contará com shows musicais e programação religiosa; e ficará concentrado no Centro Esportivo e de Lazer (CEL) “Odenir da Guia Rodrigues”, sempre a partir das 23 horas (horário Brasília).

De acordo com o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Jaime Aragão, toda a montagem das estruturas e demais organização já está praticamente concluída. “Será uma grande festa com shows musicais, praça de alimentação, parque de diversões, exposição cultural e segurança privada, com o intuito de celebrar mais um ano a tradição de Nossa Senhora dos Navegantes”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, será realizada a abertura do evento com show da Banda Eco do Pantanal. Antes, haverá a sequência do tríduo em honra à Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 19h30 (horário Brasília), na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes. A ação é da Paróquia São João Batista / Comunidade Católica de Nova Porto XV.

Amanhã (15), dia da Santa, será desenvolvida apenas a programação religiosa, com procissão da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes até o Píer do XV e saída dos barcos para Presidente Epitácio (SP), às 7 horas (horário Brasília).

Este ano, devido impasse sobre a abertura da eclusa para a passagem da embarcação de turismo Odisseia que se encontra na região de Barra Bonita (SP), a travessia fluvial será feita novamente com barcos de menor porte.

Em Epitácio, a Santa Missa será celebrada na Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Bordon / Tibiriçá), a partir das 10 horas (horário Brasília).

Haverá ônibus gratuito com saída às 8 horas (horário de Brasília) da igreja São João Batista, em Bataguassu, passando pela Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Nova Porto XV) e seguindo com destino à Presidente Epitácio para os fieis interessados em prestigiar a solenidade religiosa.

Após a missa, o retorno para Nova Porto XV está previsto para às 11h30 (horário Brasília).

No período da tarde, às 15 horas (horário Brasília), haverá celebração da Santa Missa na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

SEQUÊNCIA DA FESTA

No dia 16 de agosto, sexta-feira, sobe ao palco da festa a Banda Dona Benta, a partir das 23 horas (horário Brasília). Já no sábado, dia 17 de agosto, é a vez da Banda Brasil 2000 promover a animação da festa.

Encerrando a programação do evento, no domingo, dia 18 de agosto, haverá bingo durante o dia sob organização da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z-13 e animação de som mecânico.

Por Bianca Lima / Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu