Saúde Mental – Tratamento humanizado muda vida de pessoas atendidas pelo Caps em Epitácio

593

Oferecer oportunidade de tratamento diferenciado para que pessoas portadoras de transtornos mentais e com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente, longe dos hospitais psiquiátricos, é um dos principais objetivos do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), que através da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, desde 25 de maio de 2017 atua no município como a principal porta de entrada para o atendimento na área de saúde mental.

O Caps é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O centro oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

Esta equipe avalia o quadro do paciente e indica o tratamento adequado para cada caso. A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no Caps, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.

O secretário de saúde de Epitácio, Miquéias Alves explica que a implantação do Caps em Epitácio preencheu uma importante lacuna assistencial na atenção aos usuários com transtornos mentais e necessidades decorrentes do consumo de álcool ou drogas e atenção aos familiares destes dependentes. “Isso muda a nossa forma de ser, pois vemos a dimensão da vida de outro jeito. O Caps resgata as pessoas, ele é a segunda chance”, explica o secretario.

Com o fechamento de 3 hospitais psiquiátricos que atendiam a nossa região os pacientes ficaram desassistidas, já que o cuidado era centrado na internação psiquiátrica como principal recurso da rede. Atualmente o Caps em Epitácio atende mensalmente 620 pacientes.

O centro conta ainda com o voluntariado de professores de arte terapêutica, alfabetização, muay thai, natação, jardinagem e horta.

De acordo com o a prefeita de Presidente Epitácio Cássia Furlan o Caps oferece um serviço diferenciado a população no cuidado integral as demandas em saúde mental, desenvolvendo projeto terapêutico singular individual, numa construção conjunta em equipe, paciente, família e outros parceiros fundamentais para atender as necessidades de cada caso.

“Atualmente enfrentamos uma questão preocupante com a questão da saúde mental infanto-juvenil. Muitos jovens com tentativas de suicídio, depressão grau moderado e severo, bipolaridade, esquizofrenia. Para tanto, o Caps possui profissionais capacitados para atender essa demanda, em caso de pacientes em situação de desestabilização severa, o mesmo é encaminhado ao serviço de urgência ou emergência do município, e então encaminhado para leito psiquiátrico no hospital de referência na região”, explica a prefeita.

E Caps em Epitácio está localizado à rua Manaus, nº 5-50, no Complexo de Saúde.

Por Assessoria de Imprensa

 

Comentários

- PROPAGANDA -