Com apoio do Sebrae-MS, Prefeitura de Bataguassu busca melhorar processo de compras públicas

0
618
Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Etapa contou com apresentação de fluxograma para solucionar “gargalos” relacionados ao tema

Para fortalecer e organizar o processo de compras públicas, incentivando, principalmente os pequenos negócios para a promoção do desenvolvimento sustentável no município, a Prefeitura de Bataguassu em parceria com o Sebrae-MS promoveu ontem, dia 4 de julho, uma reunião com gestores e representantes dos setores de compras das Secretarias Municipais.

O encontro foi realizado na Sala de Licitações, das 8 às 12 horas (horário de Brasília) e teve como objetivo apresentar um fluxograma, com a finalidade de melhorar o processo de compras e formatar um plano anual de compras.
De acordo com o consultor em compras governamentais do Sebrae-MS, Jair Vicente de Oliveira, após apresentado um fluxograma feito pelos participantes da reunião, foram demonstradas formas de se encurtar o processo de aquisição dos materiais.

O consultor comentou que dois pontos cruciais foram apontados pelos presentes como “gargalos” no que se refere ao tema, sendo eles, a etapa de solicitação e o levantamento de orçamentos e de dados. “Após a apresentação desse fluxograma e por sua vez, a identificação desses “gargalos” que impedem a agilidade no momento das compras, foram propostas quatro ações distintas para solucionar os entraves”, explicou.

Como resultado, segundo Oliveira, apontou-se a necessidade do desenvolvimento de planos de compras já para o segundo semestre deste ano e para todo o ano de 2020; a identificação da estruturação das capacitações disponibilizadas pela Prefeitura e através de parceiros (Sebrae, Senai, Senar, Sesi); a análise da propositura do programa de compras governamentais do município; a elaboração de um Projeto de Lei para alteração do capítulo de compras públicas referente a Lei Municipal nº 1.762/2010 além da criação de um slogan ou símbolo para identificar as compras públicas com a participação de alunos da rede municipal de ensino, parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

“No entanto, as principais demandas são relacionadas a alteração da legislação municipal (Lei Municipal nº 1.762/2010 no que se refere ao capítulo compras) e a realização do plano anual de compras. Será importante também a divulgação das compras públicas no site institucional da Prefeitura a participar da criação do slogan para que as pessoas possam ter conhecimento sobre as informações relacionadas ao assunto”, finalizou ele.

Estiveram presentes na reunião, os secretários municipais de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Ana Nely Castello Branco Sanches; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nilo José Perlin e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fábio Eduardo da Silva além de servidores representantes das Secretarias Municipais de Administração e Fazenda; e Educação e Cultura.

Cidade Empreendedora

Programa elaborado pelo Sebrae, o Cidade Empreendedora tem como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento local em conjunto com prefeituras municipais, identificando e atuando com foco em eixos estratégicos da economia. Em Bataguassu, o eixo a ser trabalhado é o de turismo de pesca e turismo esportivo.
Mais informações pelo site http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

AI Bataguassu / Bianca Lima Jornalista

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu
Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu