Funai e Núcleo Municipal de Igualdade Racial fazem entrega de sementes e equipamentos para famílias indígenas em Bataguassu

0
635

Em ações de rotina para o fortalecimento e defesa dos direitos dos povos originários brasileiros, a Coordenadoria Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em parceria com o Núcleo Municipal de Igualdade Racial de Bataguassu entregou na última semana sementes e equipamentos agrícolas em atendimento a famílias indígenas acompanhadas pelo órgão municipal, que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres.

Segundo a chefe do Núcleo Municipal de Igualdade Racial, Márcia Moraes, foram disponibilizados para o indígena Jorge Pereira da Silva residente no Assentamento Santa Paula (BR-257, quilômetro 35), utensílios como plantadeira, carretinha, arado, enxada, foice, cavadeira além de sementes de diversas culturas (milho, couve, abóbora e outras).

Os equipamentos que estão sob responsabilidade de Jorge serão utilizados de forma compartilhada com outras famílias indígenas (em torno de quatro). O objetivo é que seja realizado o plantio para subsistência e até mesmo para o desenvolvimento sustentável, gerando renda e trabalho para as famílias. “Nesse processo, o município através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente também auxilia os indígenas com o preparo do solo para plantio (tomba e gradiação) a fim de que o morador venha usufruir e cultivar a mesma, podendo extrair seus próprios alimentos”, comenta.

Márcia observa que é papel do município promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas, intermediando esses procedimentos fornecidos em nível nacional pela Funai, que são de extrema importância para assegurar os direitos dos indígenas. “Através da parceria com a Funai, as famílias indígenas de Bataguassu cadastradas na Igualdade Racial também são beneficiadas mensalmente com a destinação de cestas básicas”, frisa.

Na entrega dos equipamentos, esteve presente o coordenador técnico volante da Funai Dourados, Gilmar Aparecido Machado.

Conforme dados do Núcleo Municipal de Igualdade Racial, atualmente 35 famílias indígenas são acompanhadas pelo órgão em Bataguassu, sendo elas das etnias Pataxós, Guarani, Terena Guató, Kadiwéu e Kaiwá.

AI Bataguassu / Bianca Lima