A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulicéia, forma 30 novos Aquaviários

0
1028
Capitão de Corveta (T) Paulo Farina, Delegado Fluvial, entregando a Caderneta e o Certificado a um formando

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, finalizou, no dia 11 de maio, o Curso de Formação de Aquaviários Nível 1, turma 1/2019. O curso foi ministrado no período de 06 a 10 de maio, atendendo uma solicitação da Prefeitura Municipal Paulicéia. Foram habilitados 30 novos aquaviários nas atividades profissionais de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas.

Durante o Curso, foram ministradas as disciplinas de Marinharia; Primeiros Socorros; Sobrevivência do Náufrago; Regras de Manobras, Luzes e Sinais Sonoros; Noções Básicas de Navegação; Noções Básicas de Estabilidade; Combate a Incêndio; Operações com Motores Diesel; e Prevenção da Poluição do Meio Ambiente.

O referido curso realizado é classificado como Extra Fundo do Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (Extra-FDPEM) e é realizado com recursos próprios de instituições, entidades ou empresas interessadas em promovê-los. Neste caso específico da turma 1/2019, a Delegacia Fluvial atendeu uma solicitação da Prefeitura Municipal de Paulicéia que arcou com as todas as despesas para a aplicação do Curso.
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio recebe as solicitações para realização de Cursos Extra-FDPEM de Órgãos Públicos, Associações de Pescadores, Colônias de Pescadores, Sindicatos de Fluviários e Entidades Náuticas em geral. Após cadastradas no Sistema de Gerenciamento do Ensino Profissional Marítimo e análise do cronograma, a realização do Curso é aceita e planejada.

A habilitação de novos Aquaviários, além do caráter social, promove a Segurança da Navegação e a Salvaguarda da Vida Humana em nossos rios, que são as principais atribuições da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, representando a Marinha do Brasil no Oeste Paulista.
AI Delegacia Fluvial