Saúde solicita mais cotas de exame sorológico para Epitácio

266
(google)

Com o objetivo de garantir um diagnóstico mais preciso em relação a dengue, a prefeitura de Presidente Epitácio através da Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente – DRS XI o encaminhamento de cotas sobressalentes de exames de sorologia para dengue que possam estar em desuso por outros municípios.

De acordo com informações do secretário Miguéias Alves de Oliveira, por meio deste exame é feito uma pesquisa de anticorpos em uma amostra sanguínea previamente coletada, o que oferece o diagnóstico preciso da contaminação da doença causada pelo vírus chamados de arbovírus sendo assim uma arbovirose, transmitida pelo mosquito do gênero Aedes aegypti.

A avaliação deste exame é realizada no laboratório Adolpho Lutz de Presidente Prudente ao qual as amostras são encaminhadas. Porém, a realização do exame está momentaneamente indisponível devido o município já ter utilizado a cota dos 300 testes ofertados pelo laboratório, uma vez que houve um aumento de casos de suspeita de dengue o que necessitou de uma maior realização do exame.

Com a falta do exame de sorologia, os diagnósticos casos suspeitos de dengue estão sendo feitos através de consulta clínica com o médico e enfermeiro das unidades básicas de saúde de todo município uma vez que não pararam de solicitar o exame de hemograma para o acompanhamento criterioso destes casos.

Foi destacado pelo secretário que é muito importante a prevenção de novos casos, e para isso, a população deverá estar realizando a limpeza de quintais e evitar água parada nas residências, sendo a dengue um conceito social ainda a ser tratado diariamente, deste modo, combatendo o mosquito.
AI PMPE

Comentários

- PROPAGANDA -