Prevenção – Epitácio participa de Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza

0
580

A Estância Turística de Presidente Epitácio está realizando a partir de hoje, dia 10, e segue até o dia 31 de maio, a vacinação referente à 21ª campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. O ‘Dia D’ da vacinação está programado para ser realizado no dia 4 de maio.

No município a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Adicionalmente o Programa Nacional de Imunizações por ocasião da campanha será aplicada também a vacina DTPA (difteria, tétano, pertussis acelular), para gestantes e puérperas, com objetivo de aumentar a cobertura desta importante vacina, que atualmente no pais não alcança 50% e consequentemente proteger a mãe e o bebê.

Datas e prioridades

No período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação (Nas salas de Vacina do Centro de Saúde II e III).

A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação (Nas salas de Vacina do Centro de Saúde II e III).

Os postos de vacinação irão funcionar das 8 às 16 horas no dia “D” nos seguintes locais: Centro de Saúde III do Campinal, Centro de Saúde II de Presidente Epitácio, ESF Alto do Mirante II, ESF Porto Tibiriçá, ESF Vila Esperança e ESF Palmira.

Nos demais dias da campanha que não sejam o dia “D” a campanha ocorrerá nas salas de vacina do Centro de Saúde III estabelecido no Campinal e no Centro de Saúde II estabelecido na rua São Paulo, n.º 1-25.
AI PMPE