Corpo de Bombeiros realiza ação no Estado com foco na prevenção de incêndios

0
2209
Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

Com o objetivo de aumentar a proteção a vida e as medidas de prevenção contra incêndios em em edificações e áreas de risco, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo inicia no próximo dia 9 de abril, terça-feira, serviços de fiscalização com base na Lei Complementar Estadual nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015 e Decreto Estadual nº 63.911/18, de 10 de dezembro de 2018.

Conforme balanço divulgado pelo órgão, nos últimos cinco anos foram atendidas 166.026 ocorrências de incêndios estruturais em edificações, indústrias, comércios, entre outros, no Estado, que vitimaram 4.658 pessoas além dos causar danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos imensuráveis.  

De acordo com a nota, os trabalhos que antecedem a fiscalização estão sendo desenvolvidos desde ontem, dia 2 de abril e prosseguem até dia 8 com a realização da operação Edificação Mais Segura que tem como objetivo informar e orientar a população sobre o novo serviço que será prestado de forma educativa e preventiva assim como as práticas a serem adotadas durante as vistorias técnicas e futuras fiscalizações das edificações.

FISCALIZAÇÃO

O serviço de fiscalização vai verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento.

O trabalho será realizado pelos bombeiros militares identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificada por QR Code, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado, o que poderá ser instantaneamente checada veracidade e comprovada no site Via Fácil Bombeiros a ação de prevenção na edificação seja feita de forma oficial.

As prefeituras municipais são as responsáveis pela execução das atribuições de uso e ocupação do solo, inclusive de interdição dos locais, cabendo aos bombeiros militares ajudar na prevenção aos incêndios nas edificações e áreas de risco com esses novos serviços de fiscalização.

Mais informações pelo site www.corpodebombeiros.sp.gov.br.