Saúde realiza “Dia D” da Campanha Outubro Rosa

0
600

A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado, dia 27 de outubro, o “Dia D” da Campanha Outubro Rosa. A mobilização será realizada na sede da secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), das 9 às 16 horas (horário Brasília).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, serão oferecidos exames preventivos de colo de útero, exames clínico das mamas, USG das mamas, atendimento odontológico e testes rápidos. O público-alvo são mulheres que estejam com vida sexual ativa.

A secretária lembra que para ser atendido é preciso estar munido de cartão do SUS e CPF. A ação é gratuita.

Na data, será disponibilizada também a vacina contra o vírus HPV, campanha que tem como meta imunizar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos contra a doença. Para receber as doses, é preciso levar a caderneta de vacinação.

OUTUBRO ROSA
Maria Angélica comenta que durante todo o mês de outubro, a campanha Outubro Rosa esteve em andamento no município com a coleta de exames preventivos de colo do útero realizadas nas unidades de saúde do município e área rural em horário estendido. “Essa semana, por exemplo, teremos nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, o “Dia D” de atendimentos no ESF Jardim Acapulco para mulheres residentes na área”, informa a titular da pasta.

Ela salienta que a campanha é dedicada à prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero e tem como principal objetivo alertar as mulheres sobre a necessidade de um diagnóstico precoce de doenças.

A secretária frisa ainda que a intenção é fazer com que as mulheres participem, regularizem seus exames e se diagnosticado algum tipo de alteração, iniciem imediatamente o tratamento. “Com um diagnóstico mais rápido, as chances de cura são mais altas”, pontua.

AI PREFEITURA BATAGUASSU / Foto Divulgação