Faive recebe julgamento da raça Nelore a partir de amanhã

0
1163

A 42ª Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive) realiza, a partir desta sexta-feira (10), o julgamento da Raça Nelore. A competição, que será encerrada sábado (11), terá pontuação válida para o ranking estadual da categoria.

Conforme Diego Rodrigues Leite, responsável pela captação de animais e pelo julgamento da raça Nelore, foram selecionados 58 animais para a competição deste ano. “O número de animais que estarão participando não é muito grande, porém a qualidade desses animais é impressionante”, ressaltou.

Participarão da competição animais de criatórios das seguintes cidades: Barretos (SP), Guatapará (SP), Londrina (PR), Presidente Bernardes (SP), Avaré (SP), Santo Anastácio (SP), Araçatuba (SP), Santa Fé do Sul (SP) e Ortigueira (PR).

A avaliação dos animais será feita pelo jurado Rafael Resende de Oliveira, integrante do quadro de jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e que reside em Uberaba (MG).

Segundo Diego, o evento será iniciado às 10h, terá pausa para o almoço às 12h30, voltará às 14h e se encerrará por volta das 18h.

Torneio leiteiro
Uma das novidades deste ano na feira é a realização de um torneio leiteiro envolvendo animais da raça Girolando.

A competição consiste na ordenha dos animais em seis períodos diferentes até o próximo domingo (12): hoje à tarde, sexta nos dois períodos, sábado nos dois períodos e domingo de manhã.

Será declarada campeã a matriz que totalizar a maior quantia de leite somada após as seis ordenhas.

Eduardo Maduro/Assessor de Imprensa – Faive

Julgamento da raça Nelore realizado durante a Faive do ano passado (Foto: A.I Faive / Arquivo)