Saúde orienta população sobre riscos do vírus Influenza em Bataguassu

0
706

A Secretaria Municipal de Saúde salienta a importância da população de Bataguassu redobrar os cuidados principalmente no que se refere à higiene pessoal em prevenção ao vírus Influenza (H1N1).

De acordo com a titular da pasta, Maria Angélica Benetasso, apesar de toda a mobilização desenvolvida pelo município em combate ao vírus, que contou com aquisição e distribuição de vacinas voltadas para 100% da população; e não apenas para os grupos prioritários da campanha além do repasse de orientações feitas por profissionais das Estratégias da Saúde da Família (ESF), um caso da doença foi confirmado no município nas últimas semanas.
Maria Angélica informa que a paciente, uma mulher de 55 anos, comentou que não se imunizou durante o período da campanha e que esteve recentemente em viagem ao município de Campo Grande.

Ao retornar à Bataguassu, a paciente passou mal, foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal e exames revelaram o diagnóstico positivo da doença. A paciente já teve alta médica e passa bem.
A secretária frisa que 96% da população bataguassuense (entre grupos prioritários e não prioritários) foi atingida durante a campanha de imunização.

Ela alerta, no entanto, que a vacina não impede que o paciente contraia algum tipo de gripe e sim que amenize as complicações que ela pode trazer; e reforça novamente a importância de se manter hábitos saudáveis e cuidados com a higiene pessoal. “Principalmente devido à grande circulação de pessoas em diferentes locais do País, a imunização precisa estar associada aos hábitos saudáveis de prevenção que podem ajudar a enfrentar os sintomas e evitar as formas graves da doença. Manter os hábitos saudáveis é essencial”, salientou a secretária.

ORIENTAÇÃO
Maria Angélica observa que atitudes simples como redobrar os hábitos de higiene pessoal, entre eles, lavar as mãos com freqüência com água e sabão e use álcool gel 70%; manter ambientes abertos e ventilados; utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir são importantes medidas preventivas contra a proliferação do vírus.
Outros cuidados importantes na prevenção da gripe são evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; evitar compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aperto de mão, abraços e beijo social; reduzir a permanência em ambientes com aglomeração e evitar contato com pessoas com sintomas de gripe. Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

AI PREFEITURA DE BATAGUASSU