Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Políticas para Mulheres está o acompanhamento familiar realizado em assentamentos rurais do município.
De acordo com a coordenadora municipal do Centro de Referência em Assistência Social (Cras I), Tamires Gazola, bimestralmente, a equipe técnica do órgão realiza visitas domiciliares nos Assentamentos Santa Paula, Aldeia I e II; e Santa Clara para atendimento desse público, como forma de promover o acesso a benefícios e serviços socioassistenciais. “São famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou ela.
Tamires explica que as famílias são assistidas através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social de caráter continuado e que tem por finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; baseado em ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
A coordenadora comenta que o PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais) e que o acompanhamento familiar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Na atividade desenvolvida recentemente, durante as visitas, os moradores das áreas rurais receberam cobertores, ação que faz parte da Campanha do Agasalho 2018.