Assistência Social realiza acompanhamento familiar em assentamentos rurais

327

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Políticas para Mulheres está o acompanhamento familiar realizado em assentamentos rurais do município.

De acordo com a coordenadora municipal do Centro de Referência em Assistência Social (Cras I), Tamires Gazola, bimestralmente, a equipe técnica do órgão realiza visitas domiciliares nos Assentamentos Santa Paula, Aldeia I e II; e Santa Clara para atendimento desse público, como forma de promover o acesso a benefícios e serviços socioassistenciais. “São famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou ela.

Tamires explica que as famílias são assistidas através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social de caráter continuado e que tem por finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; baseado em ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

A coordenadora comenta que o PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais) e que o acompanhamento familiar é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na atividade desenvolvida recentemente, durante as visitas, os moradores das áreas rurais receberam cobertores, ação que faz parte da Campanha do Agasalho 2018.

AI PREFEITURA DE BATAGUASS / POR BIANCA LIMA

Comentários