Secretaria de Agricultura revela balanço de 2025 e aponta expectativas para 2026

A Secretaria de Agricultura da Estância Turística de Presidente Epitácio apresentou o balanço das ações e atividades desenvolvidas ao longo de 2025, como forma de tornar transparente a atuação da pasta e destacar os esforços da Prefeitura Municipal para o crescimento, modernização, fortalecimento e apoio ao setor agropecuário, com especial atenção para os pequenos produtores rurais. De acordo com relatório, em média, foram realizadas 2.412 horas-máquina em serviços como gradagem, aração, nivelamento, roçagem, serviços com retroescavadeira e motoniveladora. O que representou a arrecadação de aproximadamente R$$300 mil reais aos cofres públicos.

“Entre os serviços prestados aos produtores rurais do município destacam-se o plantio de mais de 30 hectares de milho, e a aplicação de mais de 35 toneladas de calcário, ambos com uso de maquinários e equipamentos da Secretaria de Agricultura”, revela o secretário de agricultura, pecuária e relações agrárias, Adrian Melo.

Servidores, equipamentos e maquinários ainda foram colocados a disposição para atuar em conjunto e parceria com outras secretarias, como por exemplo na limpeza de ruas, remoção de galhadas, mutirões, transporte de material argiloso, transporte de adubos orgânicos e vegetais, recuperação de estradas rurais, abertura de tanques para piscicultura, entre outros.

“Nossas equipes desenvolveram a recuperação de aproximadamente 400 km de estradas rurais, desde o Campinal até o Assentamento São Paulo, serviços urbanos e rurais, terraplanagem das futuras instalações do Museu Arqueológico, manutenção e construção de pista de motocross e pista para evento off-road, roçagem em estradas rurais e agrovilas do município, apoio ao Festival da Pesca, e muito mais”, apontou o secretário.

O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) registrou 350 processos analisados e digitados por meio do SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural), 150 atendimentos presenciais, além de diversos atendimentos telefônicos, considerando que a UMC (Unidade Municipal de Cadastramento) é regional; o atendimento a aproximadamente 250 produtores rurais de assentamentos, e ainda a regularização junto ao INCRA e órgãos ambientais, processos relacionados ao Museu Arqueológico e imóveis com Ministério Público.

A médica veterinária da Secretaria de Agricultura realizou a vacinação de animais de 23 produtores rurais, o atendimento clínico e pequenos procedimentos para seis produtores e a pasta ainda conduziu a vistoria e atendimento de denúncias (Vigilância Sanitária) de 24 casos e também deu início ao Projeto de Fruticultura Irrigada.

“A expectativa para 2026 é dar continuidade a assistência técnica aos produtores, promover novas visitas técnicas e dias de campo foram promovidos com a participação dos produtores rurais, realizar os atendimentos aos programas PAA, PNAE e PRONAF, a execução do plano agrícola 2026 e muito mais”, finalizou Adrian Melo.

por AI PMPE

spot_img

Latest articles

Related articles

spot_img