A Cia. Teatro da Recusa começa nesta quarta-feira (12) uma temporada itinerante que percorrerá 15 escolas do Pontal do Paranapanema, levando o espetáculo “O sumiço do Segismundo” a crianças e adolescentes de Caiuá, Presidente Epitácio e Marabá Paulista. A iniciativa faz parte do projeto “Mamulengo nas escolas do Pontal do Paranapanema“, que tem como objetivo representar a diversidade da cultura popular brasileira e propor diálogos sobre educação patrimonial e contexto regional.

O projeto, que será realizado durante os meses de junho, julho e agosto, foi contemplado no Edital LPG 24/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além das apresentações, a atividade inclui a distribuição gratuita do “Livreto para Colorir Cultura Popular e Pontal do Paranapanema” e a entrega de kits mamulengo, contendo quatro bonecos de teatro confeccionados pelo Museu do Mamulengo em Glória do Goitá, Pernambuco.

O sumiço do Segismundo” é um espetáculo que tem cinco anos de existência e já foi assistido por centenas de milhares de pessoas em diversos estados brasileiros, como São Paulo e Paraná, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal. A peça visa sensibilizar os alunos sobre o conceito de patrimônio cultural, mostrando que ele abrange tudo o que conta a história de um povo, de um lugar, de formas e estilos de vida.

Com sede em Presidente Venceslau, a Cia. Teatro da Recusa desenvolve, desde 2017, um trabalho de produção e difusão teatral na região. Abaixo, o cronograma das apresentações de junho:

Agenda Junho
18/06 às 8:30 – EMEI Francisco Francine de Souza (creche). Anfiteatro Municipal de Caiuá.
19/06 às 8:30 – EMEF Caiuá. Anfiteatro Municipal de Caiuá.
20/06 – EMEFEI agrovila
21/06 EMEI francisco (pré escola)
24/06 às 10h – Escola Estadual Shiguetoshi Yoshihara, Campinal – Presidente Epitácio.
25/06 às 8h – Escola Estadual Mercia Maria Pretti Soares, Presidente Epitácio.
Este projeto promete enriquecer a formação cultural dos jovens do Pontal do Paranapanema, trazendo à tona a importância do patrimônio cultural e a diversidade da cultura popular brasileira.



Este projeto promete enriquecer a formação cultural dos jovens do Pontal do Paranapanema, trazendo à tona a importância do patrimônio cultural e a diversidade da cultura popular brasileira.

por tribovibeoficial