Marfrig passa a processar carne orgânica no Brasil

0
175

Matéria-prima tem origem no Uruguai e é processada na unidade da companhia em Hulha Negra, no Rio Grande do Sul, de onde segue para mercado externo; Carne orgânica provém de animais alimentados exclusivamente a pasto, livres de fertilizantes sintéticos, hormônios anabolizantes e estimulantes de crescimento

São Paulo, 2 de janeiro de 2023 – Para ampliar sua atuação com alimentos de origem reconhecida, sustentável e certificada, a Marfrig – líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – passou a processar carne orgânica em sua unidade localizada em Hulha Negra, no Rio Grande do Sul. A matéria-prima chega ao Brasil por meio da operação da companhia no Uruguai, país onde a Marfrig é a maior processadora de carne bovina.

A carne orgânica é proveniente de animais alimentados exclusivamente a pasto, livres de fertilizantes sintéticos, hormônios anabolizantes e estimulantes de crescimento. O produto também apresenta um menor nível de gordura intramuscular e de colesterol, contribuindo para uma alimentação mais saudável.

A primeira carga de carne orgânica foi recebida em Hulha Negra em agosto de 2022. A matéria-prima – coxão duro – é armazenada em câmaras frigoríficas exclusivas. Logo após, a carne é cozida e desfiada, para então ser colocada em embalagens flexíveis chamadas pouch. Em seguida, são hermeticamente seladas e passam por um processo de esterilização, que garante a segurança e inocuidade do produto.
“Iniciamos o desenvolvimento deste projeto em meados de 2021. Após identificarmos a demanda por carne orgânica, entendemos quais eram os requisitos sensoriais e de qualidade necessários para iniciar os testes. Este é um marco marcante na história da unidade e da Marfrig como um todo, pois temos um produto diferenciado”, diz Durval Cavalcanti, diretor-geral de Industrializados da Marfrig no Brasil.

Certificação orgânica
No início de 2022, a unidade recebeu a certificação USDA Organic, da empresa IBD – maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. Atualmente, a planta de Hulha Negra é a única da Marfrig no Brasil com certificação orgânica para produtos processados.
“Temos uma capacidade de produção de 10.000 embalagens de carne orgânica por dia, em uma operação dividida em dois turnos. Estamos muito orgulhosos com o recebimento desta certificação e por fazer parte do mercado de produtos orgânicos com a nossa operação no Brasil. Acreditamos na ascensão deste segmento”, afirma Cavalcanti.

Primeiro embarque
Em setembro de 2022, a companhia realizou o primeiro embarque de carne orgânica termo-processada para os Estados Unidos, um dos maiores consumidores mundiais do produto. No país, o produto é comercializado na marca do cliente Wild Planet. A Marfrig também atuou junto ao cliente para o desenvolvimento das embalagens, fornecendo as informações técnicas e especificações.

Origem no Uruguai
As quatro unidades de abate da Marfrig no Uruguai — localizadas em Tacuarembó, Salto, San José e Colonia — possuem certificação orgânica.. A produção é realizada em escala industrial e os produtos são exportados para Estados Unidos e países da Europa. Toda a matéria-prima orgânica é rastreada desde o seu recebimento e os processos são controlados, garantindo a separação de outras matérias-primas para que o produto seja 100% orgânico.

SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 36,4 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2022 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

NOVA PR / Amanda Carbonera

Comentários