157° aniversário da Batalha do Riachuelo é celebrado com solenidade na Marinha

0
127

Em comemoração aos 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio realizou a cerimônia militar para relembrar a vitória Brasileira.
Os militares formaram no pátio, sob o olhar de alunos da Escola Estadual Carvalho Leitao. E a solenidade contou com a presença do vice prefeito Moisés da Silva, o Presidente da Câmara Municipal Márcio Carlos do Santos o Kinha e amigos da Marinha que prestigiaram o evento. A cerimônia foi comandada pelo Capitão de Corveta Alexandre Nascimento Santos.
História da Batalha

A Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com emprego das Forças Armadas e plena mobilização da nossa sociedade.

Na campanha naval, enfrentamos uma Marinha preparada para o ambiente fluvial e com vantagens, tanto na proximidade do apoio logístico como no apoio de fogo de terra.
A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate. Por conta desse episódio histórico, em 11 de junho celebramos a Data Magna da Marinha.

Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, nessa data, os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam. Nossa participação nessa batalha deixou um legado de heroísmo, bravura, superação e amor ao Brasil.

AI

Comentários