Prefeitura de Bataguassu lança taxa de lixo com facilidade de pagamento em nove parcelas

Primeira parcela vence no dia 20 de abril

0
547

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento lançou a taxa de remoção de lixo referente ao exercício de 2021.

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Orçamento, José Carlos Zanardo, a taxa, que é antiga, é uma tarifa municipal instituída pelo Código Tributário, com objetivo de auxiliar a prestação do serviço de coleta e a destinação de lixo domiciliar executada no município.

No ano passado, por entender que a população bataguassuense passava por um momento de crise devido o estado de emergência com relação a pandemia da Covid-19, o prefeito Akira Otsubo (MDB) determinou a suspensão da cobrança da taxa de lixo. Agora, a Prefeitura de Bataguassu está facilitando a forma de pagamento em nove vezes, sem incidência de juros e multa.

A primeira parcela vence no dia 20 de abril. Para retirar o boleto para pagamento da taxa de lixo, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura (https://www.bataguassu.ms.gov.br/), na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE (http://45.182.157.6:8086/servicosweb/home.jsf).
O secretário lembra que o pagamento da taxa é importante para que a Prefeitura prossiga com a execução dos serviços de coleta, transporte e destinação correta do lixo orgânico produzido no município e que é armazenado diariamente na estação de transbordo local e posteriormente encaminhado para um aterro sanitário licenciado localizado entre os municípios de Água Clara e Três Lagoas. Todo esse processo acontece desde 2016 quando o lixão municipal foi desativado.

Para a execução dos serviços, é investido mais de R$ 2,8 milhões para a coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos domiciliares anualmente. Só para o serviço de transporte e destinação de resíduos sólidos para o aterro sanitário, o investimento é de mais de R$ 1, 2 milhão anualmente.

Confira as datas para pagamento da taxa de remoção de lixo
20 de abril de 2022 (primeira quota / parcela)
20 de maio de 2022 (segunda quota / parcela)
20 de junho de 2022 (terceira quota / parcela)
20 de julho de 2022 (quarta quota / parcela)
22 de agosto de 2022 (quinta quota / parcela)
20 de setembro de 2022 (sexta quota / parcela)
20 de outubro de 2022 (sétima quota / parcela)
21 de novembro de 2022 (oitava quota / parcela)
20 de dezembro de 2022 (nona quota / parcela)

SERVIÇO
Para retirar o boleto para pagamento da taxa de lixo é preciso acessar o site da Prefeitura (https://www.bataguassu.ms.gov.br/), na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE (http://45.182.157.6:8086/servicosweb/home.jsf). No referido campo, é possível verificar todos os débitos lançados pelo município (exemplo IPTU, tava de lixo, etc) e emitir a guia para pagamento.
Em caso de dúvidas, o munícipe pode obter mais informações no SAC localizado na rua Dourados, 384, centro, ao lado do INSS.
Em caso de dúvidas, o munícipe pode obter informações no SAC localizado na rua Dourados, 384

(Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu)