Vereadora Rosiane Makiyama articula reunião para reativação da malha ferroviária

123

Na tarde de quinta-feira (11) autoridades locais estiveram no gabinete da prefeita Cássia Furlan, em uma reunião articula pela vereadora Rosiane Makiyama (PSB), junto com o Deputado Federal Roberto de Lucena (Podemos).

A reunião virtual com o Ministério de Infraestrutura – MINFRA, teve como objetivo tratar de assuntos ligados a reativação da malha ferroviária Presidente Epitácio – Rubião Junior, Malha Sul, pertencente, em concessão de exploração vertical, da Rumo Logística.
A reunião teve a participação do diretor do Departamento de Transporte Ferroviário da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, senhor engenheiro Ismael Trinks e do Analista de Infraestrutura o engenheiro André Luís Ludolfo da Silva, que entre os assuntos ressaltaram como estão as tratativas para que a Malha Sul, onde compreende a estrada de ferro Alta Sorocabana possa ser utilizada com o objetivo de transporte de cargas.

De acordo com os técnicos do MINFRA a empresa Rumo Logística está em processo de elaboração dos trechos que são economicamente viáveis e os não viáveis para apresentar ao MINFRA e a ANTT – Agencia Nacional de Transporte Terrestres, as verdadeiras possiblidades para a reativação da malha.

De acordo com os técnicos, a Estância Turística de Presidente Epitácio tem grande potencial para constar na retomada da exploração do uso da linha ferroviária e por consequência ofertar o seu sistema multimodal para empresas da cidade e região.
Tal feito já aprovado no senado, agora segue para a Câmara dos Deputados, dá à União a competência para aprovar os regulamentos e as normas das entidades ferroviárias privadas, bem como para fiscalizar e regular as atividades das administrações ferroviárias quanto a aspectos técnicos, ambientais, econômicos e de segurança.

Sobre a reunião a vereadora falou: “A reunião foi muito proveitosa, esse é um grande sonho à ser realizado para Presidente Epitácio, vamos continuar buscando meios para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Makiyama.
Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Moises Silva, acompanhados do Secretário de Administração Bruno Cesar e Economia, Planejamento e Meio Ambiente Sérgio Maroto, do Chefe de Gabinete Cledimilson (Polaco), do economista Eduardo Schebuk e do Coordenador de Tecnologia da Informação Ricardo Leôncio.

A.I. Rosiane Makiyama

 

Comentários

- PROPAGANDA -