Frank Bala apresenta resultados da gestão como Secretário de Turismo

361

Frank Bala apresenta resultados da gestão como secretário de Turismo Gestão em que o entrevistado esteve à frente da pasta terminou 31/12/2020

Após quatro anos na gestão da Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Presidente Epitácio-SP, Frank Celestino de Oliveira, conhecido como Frank Bala, deixa o cargo.

E o saldo após esse período é positivo para a cidade, confira alguns dos destaques nessa gestão: retorno do tradicional Carnaval de rua com as apresentações das Escolas de Samba; Torneiro de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré com premiações; Torneio de Jet Ski no Parque O Figueiral; Etapa Paulista de Motocross; Feira de Artesanato e Produtores Rurais; Cavalgada de São Sebastião; Festa Junina, o famoso “Fogueirão”; Procissão de Nossa Senhora do Navegantes; Festa de Santo Estevão – Colônia Arpad; apoio nas provas de ciclismo e corridas; apoio a campeonatos de carros rebaixados e som automotivos Pôr do Sol Tunning Show; apoio ao paraquedismo.

E não foram só eventos, também foram realizadas melhorias, entre elas: rampa pública municipal de acesso ao rio devidamente legalizada; estacionamento da orla fluvial, licenciamento da rampa e ancoradouro do parque O Figueiral (e está em andamento a rampa de Nossa Senhora dos Navegantes). O famoso Mirante da Orla foi construído no local em que foi tirada a foto vencedora do concurso O Pôr do Sol Mais Bonito do Brasil, realizado pelo Fantástico, da Rede Globo. Além do banheiro público da Prainha e Orla, realizado com verba da Câmara Municipal.

Frank esclarece que o desenvolvimento turístico é uma das maiores fontes de renda do futuro, e uma grande atividade econômica, para que se pense no meio ambiente. “É preciso uma conscientização que o desenvolvimento turístico depende que todos atuem unidos, município e cidadãos”, ressalta.
Tais ações só foram possíveis por verbas destinadas somente para obras do turismo e devidamente aprovados junto ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Também em 2017 foi realizado pelo município e aprovadp pelo Comtur e Câmara Municipal o PDDT (Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo), que foi revisado em 2020.

Durante a gestão, o turismo conseguiu junto ao DADE(Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ligado à Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo, verbas para realizar tais ações: melhorias como reforma dos quiosques, banheiros, área de camping, asfalto, tobogã adulto e infantil (este ainda não foi instalado, porém já aprovados), todos para o Parque o Figueiral. Além de reforma na entrada da cidade, como restauração da ciclovia, PIT (Posto de Informação Turística) e Portal. Também foi realizada a pavimentação da rua Maceió, nas quadras 12, 13, 14 e 15, conhecida como rua gastronômica da cidade. Melhorias na ciclovia, totens de animais iluminação quadra de vôlei e futvôlei de areia no Parque da Orla. Além de fechamento do Pavilhão e Anfiteatro João Brilhante e construção da cozinha do Pavilhão da Orla.

Além de outras realizações feitas durante a gestão, entre elas o balé folclórico, ação em parceria com a Assistência Social e a Noite Intimista, ação com artistas da cidade que se apresentam em um palco 4×4.
“Sem dúvidas termos conseguido que o Carnaval voltasse a ser realizado foi um grande sonho. Esse era um desejo de toda a população, não só de Epitácio, mas de toda a região”, ressalta o ex-secretário.

Para Frank, atuar no Turismo da cidade foi a realização de um sonho, já que em 2001, ele concluiu o Mestrado Profissional que realizou na FGV (Fundação Getúlio Vargas) em que estudou o tema. “A atuação no turismo como um todo foi um sonho, pois pude colocar em prática os estudos que já fazia há muitos anos”. Em sua dissertação de Mestrado, Frank defendeu o Turismo como sistema, e sua relação com outras ciências e o meio ambiente. “É preciso que as pessoas entendam que o turismo é uma vocação da cidade, então, é necessitamos de um trabalho conjunto da população, comércio, e administração pública”, afirma.

Ao fim dessa gestão, Frank afirma encerrar com saldo positivo. “Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram nessa empreitada, a todos os parceiros ligados ao Turismo como donos de restaurantes, de pousadas, hotéis, demais empresários, e toda a população receptiva da cidade. Também um agradecimento aos membros da Acipe (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Epitácio) e toda a equipe de colaboradores que esteve comigo nesses quatros anos”, agradece.

O 2020 foi um ano muito difícil, afirmou o ex-secretário. Segundo ele, foi muito difícil a liberação de verbas, porém, mesmo com as dificuldades, mas com muita criatividade, várias ações foram realizadas, frisa.

Frank Celestino de Oliveira é graduado em economia, tem pós-graduação em Marketing e Mestrado Profissional em Turismo. Com 65 anos de idade, ele trabalhou durante 38 anos na Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo).

Principais realizações
– Retorno do tradicional Carnaval de rua com as apresentações das Escolas de Samba;
– Torneiro de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré com premiações;
– Torneio de Jet Ski no Parque O Figueiral;
– Etapa Paulista de Motocross;
– Feira de Artesanato e Produtores Rurais;
– Cavalgada de São Sebastião; Festa Junina, o famoso “Fogueirão”;
– Procissão de Nossa Senhora do Navegantes;
– Festa de Santo Estevão – Colônia Arpad;
– Apoio nas provas de ciclismo e corridas;
– Apoio a campeonatos de carros rebaixados e som automotivos Pôr do Sol Tunning Show;

por AI

Comentários