Aulas da Rede Municipal de Ensino serão suspensas em Bataguassu

0
529

Acompanhando a decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) suspende a partir de segunda-feira, dia 23 de março, as aulas da Rede Municipal de Ensino. A medida foi tomada por meio de Decreto Municipal e visa proteger alunos, professores e demais servidores que compõem a estrutura escolar e evitar a proliferação do novo Coronavírus.
De acordo com o documento assinado pelo prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB), ficam suspensas as aulas presenciais nas unidades escolares e nos Centros de Educação Infantil (CEIs), a princípio, de 23 de março a 6 de abril. Até sexta-feira, dia 20 de março, os atendimentos seguem normalmente.

Em reunião nesta quarta-feira, dia 18 de março, entre diretores de escola e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), o titular da pasta, Fábio Eduardo da Silva explicou que a medida tem como objetivo se antecipar, já que Bataguassu não tem até o momento nenhum caso suspeito ou confirmado da doença. “É uma medida preventiva baseada em orientações dos órgãos de saúde e todas as demais orientações serão repassadas através de uma Resolução a ser editada pela Semec ainda esta semana”, comentou o secretário.

Silva disse que essa foi a primeira reunião para afinar as orientações e que demais informações devem ser repassadas até sexta-feira, dia 20 de março. “Mais detalhes sobre como ficará o calendário escolar, o cumprimento de carga horária por parte dos professores e demais profissionais das escolas e como serão feitas as atividades pedagógicas programadas, com o objetivo de não comprometer o ensino dos alunos estão sendo discutidas e serão repassadas até o final da semana”, frisou.
Conforme já informado pela administração municipal, a interrupção das aulas é apenas uma das várias medidas tomadas pelo município através de Decreto Municipal publicado ontem, dia 17 de março.

A administração municipal também suspendeu eventos públicos e serviços oferecidos para crianças, jovens e idosos, com objetivo de manter o maior número de pessoas em casa. Uma série de recomendações para instituições particulares também foram direcionadas, como o cancelamento de eventos que tenham aglomeração de pessoas.

Coronavírus
Segundo o Ministério da Saúde, o novo Coronavírus (COVID-19) é uma infecção respiratória semelhante a um resfriado comum e é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas — saliva, tosse e espirro —, contato pessoal próximo, com objetos ou superfícies contaminadas e contato com a boca, nariz ou olhos.

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar.

As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos, cobrir o rosto ao tossir e evitar compartilhar objetos pessoais, além de evitar aglomerações.
AI PREFEITURA BATAGUASSU