Prefeitura adota novas regras para descarte de construção civil e podas de árvores

0
564

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através do Departamento de Meio Ambiente informa que a partir do dia 15 de outubro, quem gerar resíduos por meio de reforma ou construção civil, deve ficar atento para as novas regras para transporte e descarte. As podas de árvores, galhadas, troncos e apara de gramas também entram na nova regra.

Todo morador que produzir esse tipo de resíduo é responsável por sua separação e destinação adequada. Cada caçamba ou caminhão locado deverá receber apenas um tipo de resíduos. São eles:

Resíduo tipo 1: Tijolos, blocos, concreto, argamassa, telhas, cerâmica e solo.
Resíduo tipo 2: Madeiras, móveis velhos, compensados e forros.
Resíduo tipo 3: Galhadas, troncos, resíduo de poda e apara de gramas.

Não é permitido o transporte e descarte de caçambas ou caminhão que contenham lixo doméstico ou materiais não pertencentes aos grupos citados acima.

Os moradores que contratarem uma caçamba também dever ficar atentos sobre as regras referentes à sua disposição nas vias. As caçambas devem estar corretamente estacionadas sem prejuízo ao trânsito respeitando as distâncias das esquinas.

Elas não podem ser colocadas sobre as calçadas, vagas de estacionamento especial – deficientes físicos e idosos, sobre faixa de pedestres, em frente às rampas de acessibilidade e pontos de ônibus.

As caçambas e caminhões devem depositar os resíduos na Unidade de Recebimento de Resíduos – Eco Ponto, localizado na estrada Vicinal Presidente Epitácio/Caiuá – KM 5, antigo Aterro Sanitário. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

A determinação faz parte do Código de Postura Municipal – Lei Complementar nº 030/2003, que dispõe no “Art 100-A.”

Segundo a prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan, a colaboração dos epitacianos é fundamental para destinar adequadamente esses resíduos e evitar danos ambientais.

“Será necessário realizar uma triagem dos resíduos da construção civil. Normalmente, o maior volume é de concreto, argamassa, blocos, tijolos, pisos e azulejos que podem ser descartados nas caçambas ou caminhões contratados pelo proprietário da obra. O Eco Ponto estará preparado para receber separadamente cada tipo de resíduo. Desta forma, podemos dar a destinação adequada, reaproveitando o que for possível e diminuindo o impacto no meu ambiente”, explicou a prefeita.

Os resíduos como papelão, plástico, papel, metais e vidros devem ser descartados separadamente, já que também podem ser reaproveitados. A coleta destes materiais é realizada pela Cooperarpe – Cooperativa de Catadores de materiais Recicláveis de Presidente Epitácio.

O lixo domiciliar é recolhido no seguinte cronograma:
Lado par da cidade: As segundas, quartas e sextas-feiras.
Lado ímpar: As terças, quintas e sábados.
Segunda-feira a sábado: Avenida Presidente Vargas, ruas Fortaleza e Maceió.

Mais informações através do Departamento de Meio Ambiente 3251-8000, ou na Secretaria de Obras e Habitação 3281-9075.

AI PMPE