Roda de conversa aborda a relação entre família e filhos com deficiência

0
1280

Com o objetivo de dialogar sobre o universo das crianças especiais, a clínica de psicologia Motiva realiza no próximo sábado (24) a roda de conversa com o tema será “Pais, filhos e deficiência: um bate-papo sobre as relações familiares”, que acontece a partir das 15h em seu espaço. Entrada gratuita.

Quando um casal planeja um filho, o principal desejo é que a criança siga a idealização de “perfeição” dos pais, e ao receber o diagnóstico de deficiência, seja física ou mental, a notícia é vista como uma avalanche de emoções. Apesar das incertezas nessa fase, a família precisa compreender melhor as condições da criança e aprender a lidar com uma série de novas informações. “É o momento de pesquisar sobre o assunto, conhecer pessoas com filhos parecidos aos seus e, acima de tudo, superar os preconceitos”, esclarece Bertiane Franco.

Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil, são 45,6 milhões de pessoas, que representam quase 24% da população brasileira com algum tipo de deficiência. No âmbito da educação, ainda há muita dificuldade no atendimento a essa parcela da população.

Conforme Bertiane, o intuito do bate-papo é partilhar histórias e apontar aspectos sobre as relações na família, como o convívio quando há irmão com deficiência, vivência, tratamento, terapia, medicação, inclusão social, superação, dentre outros pontos. “É fundamental saber lidar com essa nova fase e incluir um trabalho especializado para promover melhor relação e integração, aproximando as reais necessidades do paciente e enxergando suas potencialidades existentes e a serem desenvolvidas”.

Inscrição
Com vagas limitadas, a inscrição gratuita deve ser feita no link: bit.ly/2YXn7C4. Mais informações (18) 3203-1152.

Endereço
A Motiva fica na Rua Quinze de Novembro, 905, Jardim Aviação. Presidente Prudente.

Assessora de Imprensa / Francinara Nepomuceno