O Controle de Vetores de Presidente Epitácio- COVEPE realizou como de rotina o recolhimento de pneus em todo o comércio, que tem como ramo de atuação a troca e conserto de pneus no município. Como atividade rotineira os pneus recolhidos são armazenados no Ecoponto, onde se aguarda o acúmulo de grande quantidade para que o envio seja realizado através de convênio firmado com a Associação Nacional das Indústrias Pneumáticas, destinadas a uma empresa de Mogi Mirim-SP. A empresa é responsável pelo processamento do material, que passa por transformação e reaproveitamento através de processos industriais nas industriais de cimento, trituradoras, laminadoras, recicladoras, regeneradoras e na industrialização do xisto betuminoso, mineral usado na produção de óleo.
Segundo informações de Reinaldo Ferreira da Silva, encarregado do Covepe, os serviços prestados à população vem sendo aprimorados com relação a coleta dos pneus, um dos principais recipientes na proliferação do mosquito transmissor da dengue, evitando que sejam descartados em terrenos baldios ou até mesmo nos córregos e lago, e devido a alternância de dias chuvosos a altas temperaturas o descarte inadequado pode gerar vários impactos para a saúde humana e para o ambiente.
Contudo, foram enviados agora no início de março, a quantidade de 10 mil pneus, resultado de aproximadamente 45 dias de coleta.