Peça Abracadabra conquista segundo lugar na final do Fetran-MS

0
750

A Escola Municipal “Marechal Rondon”, com a peça teatral “Abracadabra, vamos à praia antes da magia acabar” representou o município de Bataguassu durante a final da 9ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran-MS). O evento foi desenvolvido entre os dias 15 e 18 de outubro, em Campo Grande.

Este ano, o festival que tem como objetivo promover a educação para o trânsito envolvendo alunos, pais e professores de escolas de Mato Grosso do Sul contou com a participação de 223 inscritos que elaboraram 148 espetáculos teatrais envolvendo um total 38 municípios.

Abracadabra, na categoria Infantil, conquistou o segundo lugar na peça; obteve o melhor texto e primeiro lugar na enquete, com o total de 1637 votos após uma mobilização feita pela comunidade escolar.

A atriz Nicole também foi indicada ao prêmio de melhor atriz e ficou com o terceiro lugar. Os alunos assim como os professores receberam troféus e medalhas pela conquista.
Dentro da programação da final do Fetran-MS, os alunos de Bataguassu assim como as demais equipes finalistas ficaram hospedados em um hotel na capital participando de atividades culturais e recreativas, com alimentação e hospedagem custeadas pelo projeto.

PEÇA
Abracadabra narra à história das bruxinhas Morgana, Cornélia e Onilda que querem conhecer a praia e por não estarem de acordo com as normas de trânsito, não chegam ao seu destino final.

A peça é de autoria das professoras Mariucha Gorre e Leidiane Francisco de Sales e têm como elenco as alunas Nicole Emanuely Oliveira Nunes, Iza Marcela Moreira Belo, Giovanna da Silva Iralla, Luiza Magneski e Larysssa Gabrielly da Silva; sonoplastia a cargo de Ana Cristina (responsável pelas mídias no período matutino) e supervisão e coordenação das professoras Florides do Espírito Santo, Leda Portela e Luciane Guedes.

Os ensaios foram desenvolvidos no período escolar pelas professoras envolvidas na peça com apoio do Centro Cultural de Bataguassu, por meio do instrutor de teatro Marcelo André Batista.

O cenário e figurino foram desenvolvidos com apoio de pais e demais membros da comunidade escolar.

FETRAN
Realizado desde 2010, o Festival tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e a reflexão sobre o trânsito, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público escolar.

O Fetran é organizado em parceria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran), prefeituras e secretarias municipais de educação.

Para 2019, o 10° Fetran MS já está confirmado, com inscrições abertas a partir de fevereiro de 2019.
Foto Cedida