Prevenção à saúde e outros serviços serão prestados em Epitácio

0
627

Programa Unoeste Transforme ocorre neste sábado (20), com a realização de 50 serviços gratuitos à população

O Programa Unoeste Transforma ocorre neste sábado (20), na Estância Turística Presidente Epitácio. Moradores terão a oportunidade de ser atendidos, gratuitamente, com 50 serviços de prevenção à saúde humana e animal, de orientação educacional, de atenção à cidadania e de recreação infantil. Será na Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos, no centro da cidade, das 8h às 12h. A realização envolve a prefeitura, Polícia Militar, Lions Clube, Sindicato Rural Patronal junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), Andorinha e Elitur.

Estarão atuando na prestação de serviços estudantes de 20 cursos da universidade, orientados e acompanhados por professores. Também atuarão profissionais de diferentes áreas e vinculados aos apoiadores da universidade neste evento. Os serviços serão oferecidos pelos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Odontologia, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Medicina Veterinária, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Fotografia, Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Jornalismo, Fisioterapia e Pedagogia.

Será uma oportunidade de obtenção de vários atendimentos em um único lugar, com a vantagem de ser no sábado, dia em que muitas pessoas estão de folga no trabalho. O Unoeste Transforma tem mobilizado a população por onde passa, sendo que em Epitácio ocorre a 5ª edição deste ano. As anteriores aconteceram em Narandiba, Taciba, Sandovalina e Mirante do Paranapanema, com a média de 4 mil atendimentos por cidade. Dentre os serviços mais procurados estão os de aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e acuidade visual.

São feitas prevenções sobre diferentes tipos de câncer e às drogas; orientação nutricional, cuidados físicos, controle microbiológico da esponja de cozinha; higienização e massagem facial; triagem e orientações nas áreas de linguagem, voz e audição; orientação dermatológica; respiração cardiopulmonar e diagnóstico precoce de escoliose. Em outras áreas são ofertadas oficinas de kirigame; orientação e formação profissional; elaboração de currículo e preparação ao primeiro emprego; artesanato sobre decoração natalina com garrafas pet; e produção de jornal na escola.

AI UNOESTE