Atração será realizada nesta quinta-feira (27), no Sesc Thermas, a partir das 20h30. Encontro é conduzido por jovens escritoras negras atuantes nas periferias da cidade de São Paulo (SP).
Um encontro para refletir sobre a mulher, a cultura e a ancestralidade. Esse é o intuito do Sarau das Pretas, que será realizado no Sesc Thermas de Presidente Prudente nesta quinta-feira (27), a partir das 20h30. A atração é gratuita.
Por meio da palavra falada, cantada, declamada, dos tambores e de seus corpos em constante movimento, jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico de São Paulo (SP) compartilham suas reflexões e convidam o público a interagir nas discussões.
Diante do cenário de empoderamento feminino pela garantia dos direitos das mulheres, as jovens escritoras negras atuantes nas periferias da cidade de São Paulo têm revelado por meio da literatura, de seus tambores e de seus corpos, as realidades de viver o feminino e o feminismo.
O Sarau das Pretas não é um sarau territorial e constrói sua trajetória propondo encontros nos quais a escuta é o ponto central, partilhando a palavra e a ancestralidade. A organização do sarau entende que não delimitar um único espaço estimula outras mulheres negras a ocuparem todos locais.
Por isto, já foram realizadas edições em centros culturais, unidades do Sesc, espaços congêneres, dentro e fora das periferias, tudo com forma de criar, fortalecer e ampliar os espaços de fala e audição das mulheres negras do país. Pautando o protagonismo da mulher negra como um ato cultural e político, o sarau reúne um público disposto a vivenciar e compartilhar reflexões que essas mulheres expressam através de sua arte.
